quarta-feira, março 26, 2008

Queijo, muito queijo

Meu amigo e roedor de pupunha, Glauquito de Ananindeua, costuma referir-se a mim pela maldosa alcunha de “comedor de queijo”, devido à minha mineiridade nagô. Ou xangô, sei lá.

Pois bem, sendo o queijo o verdadeiro manjar dos deuses e motivo principal pelo qual a vaca é considerada um animal sagrado em várias países, segue aí uma lista das 7 maravilhas do mundo queijoso, mesmo que nem todas elas venham de bovinos.

Em tempo, a numeração não se refere à ordem de delícia, é apenas uma referência para quem não sabe contar.

1) Melado com queijo.

2) Queijo da Serra da Estrela com azeite.

3) Pão de queijo caseiro da roça.

4) Queijo Canastra bem curado e acompanhado de cachaça.

5) Pizza de queijo Brie com damascos.

6) Goiabada cascão com queijo Minas.

7) Cachapa com queijo Guayanés.




Direto na têmpora: Build me a mountain - Genesis

18 comentários:

Anônimo disse...

redatozim, seu herege, vc não incluiu o dôdilêite de viçosa com o queijo do serro.

shame on you, wallace.
(you know, de wallace and gromit)

redatozim disse...

Eu entendo a sua revolta, toomuchcoffeeman sob nova direção, mas é que fica difícil reduzir a 7 maravilhas. Qual sairia pra entrar o dôdilêite com serro? Help me.

Gláucio disse...

Então comedor de queijo, pizza de brie vc tá inventando né? Não creio que seja verdade.

Eu ainda prefiro me esbaldar no bom e velho GORGONZOLA, ai meu Deus.

Essa sua lista está recheada de xenofobia mineira, perceba.

redatozim disse...

Ah, Glauquito, sua ignorância sobre o maravilhoso mundo dos queijos chega a ser enternecedora. Antes de mais nada, sim, existe a pizza de brie e é sensacional. Segundo, existem apenas 3 queijos mineiros aí, filhão. de resto, tem francês, português, de origem não determinada e venezuelano. E que culpa tenho eu se não existe algum queijo paraense ou sãocaetanense digno de nota?

Anônimo disse...

O bom dessa lista é que não precisa colocar em órdem de delicia. Se fosse assim, acho que seria muito difícil a tarefa

redatozim disse...

Verdade, ndms, e olha que a sugestão do Alexandre ainda ecoa na minha mente. Estou bastante inclinado em adicionar uma maravilha à lista.

Anônimo disse...

Queijo. Queijoooo. Queijooooooo!
Quem não gosta é "ruim da cabeça ou doente..."
Sou meio mineiro, pelo menos casado com uma há mais de 35 anos, dá pra se sentir um pouco assim, né?
Mas, pra mim não tem queijo como o da Serra da Estrela. É bão demais da conta...
Gosto demais do Roquefort, que é uma versão francesa -- e mais refinada -- do Gorgonzola.
E Requeijão do Sertão? Um meio cinzento, muito comim no mrdeste. Alguém aí o conhece? Pra mim é o melhor queijo derretido que possa existir.
Mas um Parmezão faixa preta, cortadinho ali com uma geladinha.
Snifff!!!
Falo tudo isso de saudade. Porque hoje, no dia a dia, como a bosta da Ricota. E mesmo assim descobri a temperada, que desce legal.
Mas eu disse no dia a dia. Têm dias que são excessões. E como! Ou melhor: como como...

Anônimo disse...

por mim pode sair qualquer um pra entrar um bom queijo minas bem fresco com uma xícara de café preto.
e nada de cortar queijo em fatias como se fosse bolo!

Anônimo disse...

abrindo meus horizontes queijeiros na terra dos queijos ponho em certa perspectiva os da terrinha:

Saint Nectaire, chevre frais, reblochon, boursin, entre outros.

sem negar o passado, apenas acrescentando

redatozim disse...

Oliva, o Paulo Silva, dono daqui da Domínio faz um requeijão na fazenda dele que, só de olhar, seu colesterol aumenta 30 pontos, mas que é uma delícia, isso é.

redatozim disse...

Não tomo café, Zega, mas realmente essa é uma pedida tradicionalíssima e que merece lugar nas boas listas do ramo.

redatozim disse...

Morado, quando estive em Beaune, peguei uma feirinha local onde comi queijos deliciosos, mas não guardei o nome. Me lembro de um feito com leite de ovelha que era simplesmente fantástico. No mais, contrabandeia uns pra nós. Paga-se bem.

Anônimo disse...

hmmm... toddy? =D

redatozim disse...

Toddy é bom com pão dormido cheio de manteiga. Aí a gente mergulha o pão no Toddy e come ele empapado. Urga!

Gláucio disse...

Vc diz isso pq nunca comeu o bom e velho queijo marajoara. E no mais tem pelo menos um que vc comeu, o queijo de bufala, onde mais vc acha que tem leite de bufala se não lá na ilha do marajó?

redatozim disse...

Ora, não seja pateta, Glauquito, nem dá pra comparar uma coisa com a outra. É que nem dizer que a cachaça potiguar é melhor que a mineira ou que o churrasco goiano é melhor que o gaúcho. Quer falar de tucupi, é Pará, mas queijo não dá, filhotão.

Unknown disse...

Outra boa deliciosa é o chanchish.
Bem amassado com bastante azeite, zaatar, tempero e várias pimentas.
Nó... bompacarai.

redatozim disse...

Eu gosto, mas não é top 10 do meu paladar, não. Pra falar a verdade, comidas árabes, libanesas e adjacências não são muito a minha.