quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Fúcsia, grená, bonina e outras cores

O mundo tem uma paleta de cores praticamente ilimitada. Ótimo, perfeito, eu gosto de cores.

O meu problema é quando o ser humano começa a nomear essas cores. Por exemplo, para mim existe verde, verde claro, verde clarinho, verde escuro e verde escurão. Pronto, é isso e já é muito.

Agora, para muita gente é preciso criar nomes como: verde-esmeralda, verde-água, verde-musgo, verde-bandeira, verde-limão, verde-folha, verde-oliva, verde-abacate e por aí vai.

Isso sem falar em cores que eu só conheço de nome como bonina, grená e fúcsia. E tem também as cores que não são cor, por exemplo: creme, areia e por aí vai.

Isso é só pra dizer que sim, eu sou um velho resmungão, e aproveito para levantar a questão fundamental: se o arco-íris que é afrescalhadíssimo só precisa de 7 cores, porque é esse povo cisma de inventar tantas outras?




Direto na têmpora: Need all my friends - Lynyrd Skynyrd

22 comentários:

Cabido disse...

Desculpe minha ignorância tonal.
Fúcsia se aproximaria mais de que cor mesmo??

Micho en el pais de las maravillas disse...

KKKKKKKKKKKKKKK
Esta semana rolou uma confusão de verdes aqui na criação da agencia!
Nem te conto...rolou até um verde meio marrom...tipo folha seca sabe?
Não eu não sei eu juro que resmunguei muuito.

redatozim disse...

É bem próxima à cor do burro quando foge, cabido.

redatozim disse...

É isso aí, micho, ou a cor tem pantone ou fica no geral e pronto. verde-meio-marrom-tipo-folha-seca-sabe não é cor.

Adriana disse...

Seu problema com cores não se deve a você ser um velho resmungão. Se deve a você ser homem. Imagina se alguma mulher acha que fúcsia, grená ou bonina são sinônimos (isso porque faltou incluir beringela e uva nessa palheta).

danny Falabella disse...

fucsia é rosa viu, meninos...heheh apesar de viver no mundo das cores eu tb detesto estes nominhos...e quem garante que o verde folha seu não tá mais pro meu verde abacate??? E viva a Pantone...

lilaemarcelo disse...

Rapaz, fiz um post sobre isso essa semana no blog, mas sob o aspecto de quem tem que enxergar essas cores todas. Veja aí http://lilaemarcelo.blogspot.com/2009/02/definicao-de-cores.html
Bjs.

redatozim disse...

Dri, no meu ponto de vista, beringela e uva são vegetais comestíveis. De resto, é tudo roxo. Menos uva, que pode ser verde também.

redatozim disse...

danny, fúcsia é rosa, mas que rosa? Rosa-chá, rosa-bebê, rosa-choque ou pink? entende o que eu digo?

redatozim disse...

não só li o post como comentei, lila. e mesmo sendo ofendido em minha honra, respondi com classe rs

ndms disse...

E ainda tem o "verde diarreia"

redatozim disse...

verde-vomito e outros mais nojentos, ndms

Gastão disse...

Outro dia eu estava conversando sobre essas cores exóticas. E lendo o post eu me lembrei da cor grená, esta um pouco mais popular, até mesmo no mundo do futebol.

Afinal, o Fluminense, tricolor carioca, é branco, verde e grená (e não vermelho, como alguns pensam). E o Caxias e o Sertãozinho também usam grená.

Fora isso, fiz uma breve pesquisa no google usando nomes de cores. Transcrevo aqui apenas o primeiro link, sem nem me dar ao trabalho de entrar nele, pois nem precisa:

"As Tendências de cores para este Outono-Inverno, estarão focadas principalmente sobre as Cores: Uva, Ameixa, Roxo, Ametista, Fúcsia e Carmim. Também estarão muito fortes os tons de Tangerina, Sépia, Branco Iceberg ( branco com um leve ...
"

Redatozim, qual é a diferença entre tangerina e laranja? Não as frutas, claro, mas as cores.

redatozim disse...

Caro Gasta, a diferença entre as cores tangerina e laranja depende exclusivamente de um ponto: a veadagem de quem escolhe entre elas. Fora isso, nenhuma das duas é cor. A cor é alaranjada. Laranja e tangerina são frutas e quem acha que são cores deve sê-lo também. Não que haja algo errado nisso. No, not at all.

camila disse...

maurilo pra sua segurança é melhor que vc saiba só as cores "básicas" mesmo.... pq um homem que saiba diferenciar salmão, laranja e rosa....hummmm sei não.

Gastão disse...

Ah, entendi.

A diferença entre alaranjado e tangerina deve ser a mesma diferença entre alfaiate e estilista.

redatozim disse...

Eu mal sei diferenciar verde e azul em alguns momentos, Camila. Se falta de gosto é sinal de masculinidade eu tô tranquilaço.

redatozim disse...

exatamente, meu caro gasta, sabia que você iria compreender.

Anônimo disse...

Caro redatozim
para contribuir, citarei mais duas cores aqui... preparado?
"amêndoa suiça" e "bronze lenda"
nao me pergunte o que eles querem dizer com isso, pq eu nao sei. Decoraçao moderna...
Adorei seu blog, aguardo sua visita:
www.mulherefutebol.com
abraço
Marina Miyazaki Araujo

redatozim disse...

Marina, será que existe um profissional que fica por conta de inventar esses nomes de cores? Será que ele ganha bem? Será que é preciso ser gay? E mais importante, será que paga bem?

Jessé disse...

Tirando o grená e o bonina, que aprendi assim no grupo escolar, lá pelos idos de 60 ou 70, sei lá, essas outras cores, acho, são invencionices de decoradores (ou design de interiores, também não sei).

redatozim disse...

Jessé, meu caro, você se lembra da cor "saco roxo"? Essa foi o Collor quem inventou, mas não sei se ele é decorador ;)