sexta-feira, janeiro 22, 2010

10 dicas para tirar as preocupações da cabeça

Mais um post na linha pseudo-auto-ajuda.


1) Faça algo com as mãos: algo sem propósito como enfiar os dedos na terra ou amassar massa de pão. Recorte, cole, afague, espalhe, deixe sus mãos te levarem por alguns instantes e esqueça o resto.


2) Ouça a sua música favorita repetidas vezes: deixe a letra tomar conta, deixe a melodia ocupar tudo e se perca ali.


3) Compre algo inútil: de dez centavos ou de mil reais, não importa. É algo novo para se interessar.


4) Assista algum filme do Peter Sellers: pode ser Um Convidado Bem Trapalhão, pode ser Muito Além do Jardim, pode ser a Pantera Cor-de-Rosa. Peter Sellers não cura, mas alivia.


5) Sente em um banco de praça e tome um sorvete: vale até mesmo na Praça Sete.


6) Brinque / abrace / converse / fique juntinho de uma criança que você ama: crianças tem o insuperável poder de limpar a alma da gente quando a gente precisa.


7) Leia Ítalo Calvino ou Luís Fernando Veríssimo: mas leia com a leveza de quem precisa daquilo, de quem merece ler aquilo.


8) Receba o vento no rosto:
abra a janela de onde estiver, busque um ponto alto e deixe o vento correr pelo tempo que for necessário.


9) Elogie alguém que você admira: ligue, mande um email ou fale durante um café como aquela pessoa é bacana. É impressionante como dividir uma coisa boa sempre abre espaço para outras coisas boas.


10) Escreva: não sei se funciona com todo mundo, mas para mim é um santo remédio. Não interessa o assunto, o importante é colocar coisas no papel (ou no arquivo, no caso).




Direto na têmpora: Who needs what - Tullycraft

20 comentários:

Unknown disse...

Excelente! A dica do sorvete eu sempre uso. Agora testarei novas : )

Sakana-san disse...

A sugestão 1 pode ser perigosa, hein, Maurilo? E LFV me inspira sempre a escrever mais e melhor. Bjo!

tita disse...

Gostei de tudo!! Adoro praticar jardinagem pra me acalmar, me distrair, me fazer bem...

brunaladeira disse...

Adorei Sr. Batatão! :p
Vai seru muito útil nesse período que se inicia... rsrsrs" Será um mini-guia de férias, ok?
bjos

redatozim disse...

Pode testar que funcionam, Saulo.

redatozim disse...

LFV é foda, Sakana-san.

redatozim disse...

E nas férias alguém tem preocupação na cabeça, Bruninha? rsrs

redatozim disse...

Lá em casa tem um jardinzinho do qual eu preciso cuidar melhor, tita. Jardinagem é da hor(t)a.

Julinha disse...

Pra mim, bater perna é um santo remedio. Melhor ainda no final da tarde, com por do sol. É bom pra esfriar a cabeça.

redatozim disse...

Bater perna pode incluir um pouco do vento, Julia, mas é isso aí, cada um tem seus métodos.

Danuza Hauck Falabella (Dan Falabella) disse...

Pefeito Maurilo. Nas coisas simples que estão muitas vezes o aívio e o escape dos momentos difíceis. Hoje eu fiz acumpultura. Tava muito mal. E sai de lá melhor, pensando mais positivo e tentando livrar do peso da perda. Outra coisa que fiz tá na sua lista..abracei e tô curtindo minha filhota..também deixei o vento bater na minha cara...enfim: amei o post>

Unknown disse...

eu sempre uso a tática da música, ah como funciona!! LFV tb é 1000!

Eliz disse...

Ocupar as mãos é tiro e queda. Eu bordo. Passo horas com linhas e agulhas, concentrada em produzir algo bonito (tudo bem que nem sempre fica tãããão bonito assim). As preocupações ficam do tamanho que elas realmente têm que ter, e de quebra eu sempre tenho um presente especial pras pessoas queridas. :)

redatozim disse...

Bom que vc gostou, Danny, e melhor ainda que ajude vc nessa hora. Tomara que ajude todos nós.

redatozim disse...

A da música é mesmo batata, Ilda.

redatozim disse...

Bordar deve ajudar pra caramba, Eliz, até pela concentração que requer e pelos movimentos repetitivos. Se bem que com a minha coordenação motora é definitivamente uma impossibilidade.

Aumie ♥ disse...

Obrigada, tenho certeza! Abraços.

Calibre 12 disse...

As dicas sao boas mas ouvir musica me acalma muito obrigado pela dica

redatozim disse...

A sua é a 2, Calibre 12.

Anônimo disse...

Eu fiquei pensando q tinha... Piolho na minha cabeça a ideia da musica funciono
Obrigado