segunda-feira, março 24, 2008

Borges e os chineses

Desde criança eu vejo a forma de um coelho nas manchas da lua. Ninguém lá em casa via o tal formato, a Fernanda não vê e eu desconfio que a Sophia diz que vê só pra não me magoar.

Pois bem, lendo "O livro dos seres imaginários", de Jorge Luis Borges, descubro que os chineses já conheciam há milênios a imagem da lebre lunar. Ou seja, se eu tô doido, não tô doido sozinho. E a lenda é bacaninha, saca só.

"Buda, em uma de suas vidas anteriores, passou fome; para alimentá-lo, uma lebre se atirou no fogo. Como recompensa, Buda enviou sua alma para a lua."

Eu, Borges, os chineses e a lebre lunar. Êita!




Direto na têmpora: When the levee breaks - Led Zeppelin

8 comentários:

Anônimo disse...

Tem um monte de coisas sobre isso no Google. Até letra de música de uma banda chamada 123 e Jah. Acredite, não dá pra inventar um nome assim.

redatozim disse...

Anônimo, esqueça o que eu disse. Se uma banda com o nome de 123 e Jah diz que viu o coelho na lua, eu passo a negar veementemente que já tenha cogitado tal absurdo.

Anônimo disse...

eu PRECISO ver esta lebre...pelamordedeus...é só olhar? ou precisa de alguma "ajuda" química????

redatozim disse...

Danny, eu vejo só de bater o olho, mas o povo lá de casa não acha fácil não. Sei lá, pode ser algum distúrbio mesmo.

Anônimo disse...

Que isso amigos, quem nunca viu um coelho na lua, em dias de Lua Cheia? Passem a observar! rsrs
Meu nome é Tato, e sou o guitarra/b.vocal da 123 e JAH, quem puder conferir o som "Coelho na Lua" acesse http://www.purevolume.com/123ejah

Desculpem o incomodo!
Forte abraço

redatozim disse...

Pois é, tato, eu vejo desde criança, mas realmente nem todo mundo saca o roedor. Valeu a presença e incômodo nenhum, velho.

Anônimo disse...

Ola...
Eu conheço outro conto...

A muito tempo atrás existia somente a lua, o coleho e a raposa. A raposa era extremamente rica e o coelho muitissimo pobre. Os dois gostavam muito da lua, porém a lua não sabia com qual ficaria. Foi então que a lua teve a idéia de propor que cada um fizesse um jantar para ela e depois deste jantar ela escolheria com quem ficar. No dia combinado a lua foi primeiroa a casa da raposa; chegando lá havia um verdadeiro banquete, com tudo de bom que a lua pudesse desejar.Ela saiu da casa da raposa satisfeita,enorme e redonda de tanto comer. Em seguida ela foi para a casa do coelho, chegando lá ele não havia preparado nada para ela comer; ele não tinha condições. No entanto, ele amava tanto a lua que esquentou um caldeirão de água e quando o caldeirão estava fervendo, o coelho se tacou dentro dele para que a lua pudesse comer. A lua então escolheu o coelho e com pena dele levou sua alma para o céu, para viver junto com ela.
Desde então, quando uma pessoa está apaixonada e olha para o céu, ela vê o coelho na lua.

redatozim disse...

Bela fábula, Fernando. vou contar pra Sophia.