quinta-feira, abril 10, 2008

Pequenas Tragédias Cotidianas I

A mousse de chocolate, receita de família, era famosa. Na geladeira, uma grande vasilha guardava o restinho da iguaria quando ele saiu para trabalhar, antecipando uma manhã rápida, um almoço insosso e a redenção com a mousse ainda nova.

Carimbou furiosamente as horas da primeira parte do dia, costurou as ruas tediosamente conhecidas e chegou ávido, requentando e engolindo quase sem mastigar o bife bem passado e mal temperado.

Dentro da geladeira, a vasilha vazia. Morava sozinho e hoje não tinha diarista. Ninguém mais tinha a chave, aliás, nem a tal diarista, moça jeitosa que vinha às quintas para limpar o apartamento. Era ele quem abria a porta pela manhã e fechava quando ela saía após o almoço.

Olhou por alguns segundos ainda a vasilha vazia, a geladeira repentinamente sem graça. Fechou a porta e adivinhou a luzinha se apagando lá dentro. Em sua vida morosa e vazia, aquilo parecia um sinal claro do desespero. O sumiço da mousse representava nada mais do que um bom motivo para acabar com aquilo tudo, pendurado pela gravata, saltando pela janela ou respirando no escapamento de seu velho carro.

Voltou ao trabalho entre intrigado e prostrado. Sentou-se à mesa e, num lampejo, lembrou-se de ter levantado, nem bem acordado, e comido o resto da mousse no meio da madrugada. “Idiota”, pensou, e carimbou lentamente as horas da segunda parte do dia.




Direto na têmpora: Sowing the seeds of love - Tears for Fears

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu gostei muito do seu " causo ". Para mim ele retrata muito bem os pequenos sustos que levamos, de vez em quando, em nossas vidas

parabéns

redatozim disse...

Obrigado, ndms, bom que gostou.

Anônimo disse...

Muito bom, parabéns!

Aliás, já passou faz tempo, mas eu tenho que comentar... Patriots? New England não tá com nada, o negócio é NY! Go Giants! Go Yankees! (não vou falar Go Knicks porque daí vão achar que eu sou maluco mesmo)

redatozim disse...

Valeu, André. Ah, espere os Celtics levarem o 17 pra falar, viu? Mas que o Giants foi uma surpresa, foi.

Anônimo disse...

Sonambulismo gastronômico. Gostei do caso. Uma das coisas assustadoras da vida são as fomes noturnas.
Eu mesmo, faço minhas restrições alimentares durante o dia numa boa.
Mas á noite, a coisa pega.
Dá vontade de tomar uma 'branquinha', dá vontade de atacar o 'frango assado gelado' (é tara, mas adoro) na geladeira.
Ainda bem que não sou sonâmbulo.
Às vezes, cometo uns excessos noturnos, mas nunca ao ponto de ter engordado novamente.
Mas até uma loura gelada já desceu numa dessas alucinações degustativas. Bom. Pelo menos continuo mantendo a forma.
Questão de saúde, preciso me controlar, já que qualquer tipo de exercício é uma coisa que detesto fazer.

redatozim disse...

A minha maior foi quando morava sozinho e acordei no meio da noite, morrendo de calor. Como não tinha o que fazer, passei doce de leite em um pão de sal, comi e dormi como um bebê.