segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Burton, Jarmusch, Crowe e os Coen

Fui ver Sweeney Todd na sexta-feira e, enquanto teve gente que saiu no meio do filme, eu mantive minha opinião de que Tim Burton é um gênio.

Eu gosto de Tim Burton porque ele faz filmes de um jeito que ninguém mais faria. É impossível começar a assistir um filme e não saber, imediatamente, que o diretor é Tim Burton.

Os irmãos Coen são assim também, mas sem a grandiosidade e o estilo visual do Burton. No caso deles o que pega são os personagens e os diálogos.

Aliás, uma das minhas grandes tristezas é o fato de Marty Feldman ter morrido em 1982, caso contrário ele seria certamente uma estrela recorrente nos filmes dos irmãos Coen. Algo como o Steve Buscemi, que fez Fargo, o Grande Lebowski, etc.


Marty Feldman, sósia de Néstor Kirchner e predecessor de Steve Buscemi


O filme é do Adam Sandler, mas deu pra entender

O Jim Jarmusch, outro de quem sou fã, já é sensacional pelas histórias e personagens estranhos. Qualquer um que faça filmes incríveis com os caras do White Stripes, Tom Waits e outros malucos, merece reconhecimento.

Para finalizar, o Cameron Crowe, muito mais pop e palatável do que os outros três, constrói filmes que (aparentemente) qualquer um poderia fazer e ainda assim consegue usar a música de forma soberba e acertar em cheio em quase tudo o que dirige. Ou alguém discorda que a cena do ônibus em Quase Famosos, onde todo mundo canta Tiny Dancer do Elton John, é perfeita?

Enfim, só falando um pouco sobre cinema mesmo, nada demais. Fiquem à vontade pra descer a lenha.




Direto na têmpora: Paper Scratcher - Blind Melon

6 comentários:

Christiane Tassis disse...

então, mas eu apontei que cada cultura tem o seu problema. mas o tema do post era: moralismo 2.0. sinceramente, dos povos que conheço, os mineiros ganham disparado. nem os italianos conseguem superar minas no quesito julgamento e difusão da vida alheia... eu acho isso tudo um atraso.
beijim :)

redatozim disse...

Ah, Kiti, vou responder aqui mesmo, pode? Seguinte, concordo com seu post e quanto mais a gente vai pro interior, mais isso é verdade, só que ainda acho que tem povo com coisas piores em outros quesitos, por isso o moralismo não me incomoda tanto, percebes?

Beijito.

Christiane Tassis disse...

ah, tem coisas melhores e piores pra todos os lados...por isso, 'e o que queria dizer. viva a diversidade. beijos

redatozim disse...

Viva! Beijos, Kiti.

Anônimo disse...

Muito boa essa do Marty Feldman ser um sósia de Néstor Kirchner. A semelhança é de fato caricatural... hehehe

Don Oliva

redatozim disse...

Parece demais, né, Don Oliva? Ah, te indique pra política, depois me passa o seu cel por email.