terça-feira, setembro 12, 2006

Apenas para velhotes

Vocês que são velhotes como eu vão se lembrar do overlay. Pra quem não sabe, overlay era uma folha transparente que ficava sobre o layout / arte-final para evitar que ele sujasse e estragasse uma peça que, naquela época, era praticamente artesanal.
Pois em meu primeiro estágio, na Máximo Comunicação, eu fiz um pouco de tudo. Estagiei no tráfego, redação, produção gráfica e fiz até alguma coisinha de revisão. Justamente no primeiro trabalho que caiu em minhas mão para revisar, recebi uma arte-final, uma caneta vermelha (o equivalente a entregar um 38 carregado a um orangotango, diga-se de passagem) e pus-me a trabalhar.
Levantei o overlay e depois de alguns minutos marcando e rabiscando a peça daqui e dali o Sergio Maximo, dono da agência, olha pra mim e diz calmamente:
"Maurilo, você sabe pra que serve o overlay?"
E eu, muito seguro:
"Claro, pra não deixar a peça sujar."
"Certo, e rabiscando ela com essa caneta vermelha você acha que está fazendo o quê?"
Lição aprendida, Don Sergio, lição aprendida.

PS - Pra quem não sabe, além de perfeccionismo em tudo o que faz e de uma personalidade memorável, o Sergio Maximo tem também uma grande voz e foi, por um bom tempo, membro do Ars Nova. Era muito bacana estar sentado à mesa e ouvir o Sergio chegar cantando alguma ária. Aconteceu pouco, mas era sempre muito legal.




Direto na têmpora: Time - David Bowie

8 comentários:

Renata Livramento disse...

comentário nada a ver com o post: depois vc me ensina a colocar links no meu blog? Já li o "ajuda" do blogger várias vezes, já tentei outras tantas e não dá certo.
valeu

redatozim disse...

olha só, o que eu fiz foi realmente seguir o help do blog. Você já conseguiu, inclusive colocando o google news no seu, mas o que vocie precisa fazer é substituir o endereço do googlenews pelo site que vc quer indicar. Por aqui é meio difícil explicar, mas acho que o primeiro passo é buscar a informaçnao do google news e substituir por algum site. Você vai ver que no próximo post já deverá ter mudado. Desculpe a pouquíssima ajuda risos

Anônimo disse...

malditos estagiários.
pensando bem, as agências têm razão em contratá-los somente com experiência mínima de 2 anos e domínio de programas gráficos. e do scanner, claro.

redatozim disse...

E com o tempo só piora, Zega.

Renata Livramento disse...

e o seu blog está de volta!!!!! Não disse que era uma falha temporária?!
MUUUUUUUUUUUUUUUUito obrigada com a ajuda nos links, deu certo!!!!!
E o seu ta lá, com certeza!
bj

redatozim disse...

Beleza, Rê! Depois vou conferir!

Anônimo disse...

Falando em overlay e em Máximo, foi lá que uma cliente insistia em se referir ao dispositivo transparente pela alcunha de "overlock".

redatozim disse...

Boa essa do overlock. Seria o Silvio Rabelo?