terça-feira, agosto 08, 2006

Postzinho roubado

Segue aí um texto bem legal que roubei do Bertol News. Grande, mas bem bacana.


Por Que Publicidade, Pôrra? - por Alexandre Nego Lee Popoviski

Está nos jornais: o curso mais procurado em muitas das faculdades do Oiapoque ao Chuí é o tal de Publicidade & Propaganda. Mas por quê? Aqui vai meu chute. Escrevi este texto em outubro de 1998 e hoje, quando uma estudante me questionou sobre o assunto, o que veio à cabeça foi a mesma coisa de então, a mesma frase de Rimbaud: “A gente não é sério com dezessete anos.”

Explico. Tudo começa no final do cursinho. Idade média dos candidatos: dezessete anos, por aí. Uma idade onde você nem sabe o que vai fazer no final de semana quanto mais o que vai ser quando crescer. Ou como o Ziraldo já escreveu em algum lugar, “ter dezessete anos não é redondo como ter dezesseis ou dezoito; é pontudo, tem quinas e cotovelos, como uma navalha”. Pois é. É com este pensamento meio desorientado que a escolha pelo mundo da propaganda acaba sendo uma bela opção. Afinal, ser publicitário significa levar uma vida criativa (argh!), onde num segundinho, numa cagada na privada, você bola uma idéia do nada e ganha o dia. Certo? Não é bem assim, não. É, talvez, mas muito pouco.

Trabalhar com publicidade é legal, muito legal, extremamente legal, mas não é oba-oba. É um negócio. Envolve muita criatividade e porralouquice mas também muito conhecimento e informação. Percepção e realidade. Arte e técnica. Direito e esquerdo. E na universidade já dá pra sacar que a profissão funciona assim, só que são poucos os que realmente pegam este espírito. Pode ver: só se dá bem no curso quem ferve, quem é c.d.f. e maluco ao mesmo tempo, quem estuda na biblioteca de manhã e viaja no boteco à tarde. Enfim, quem aproveita os quatro anos do curso para fazer e acontecer. E tudo isso o mais cedo possível, porque depois da formatura a coisa muda.
Você sai da sua posição de estudante promissor para a de profissional inexperiente numa noite. E não é o mercado de trabalho da publicidade, apertado como qualquer outro, que vai acolher a você tão facilmente. Você está achando que é um melzinho na chupeta? É sopa de tamanco.

Dou uma dica: o melhor atalho para ter emprego em propaganda ainda é o estágio. Sei que não descobri a roda e não sei como facilitar a conquista de um, mas o interessado que se vire. Vamos correr atrás e estagiar, galera!

Não importa como e onde. O principal é que, depois de arrematar um cantinho, você saiba exatamente em que área quer trabalhar, para aproveitar ao máximo sua chance de mostrar serviço. Agência de publicidade não é parque de diversões, onde você anda em todos os brinquedos e depois diz qual gostou mais.

Lembro que nada do que está escrito aqui é verdade - verdade absoluta, no caso. É só opinião. Daquela que pode provocar alguma reação ou simplesmente passar batida por este veículo. Como propaganda.





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