quarta-feira, novembro 18, 2009

Levar bomba é bom

Levar bomba não é gostoso. Eu, pelo menos, detesto a sensação de rejeição. Aliás, por causa disso eu sempre tive extrema dificuldade em paquerar, participar de entrevistas de emprego e vivenciar qualquer experiência em que houvesse a possibilidade da recusa.

Desde que me tornei publicitário a sensação não mudou. Todo e qualquer trabalho apresentado traz sempre com ele o medo do "não", que para alguém com um certo grau de insegurança como eu, é quase que um atestado de incompetência.

O que mudou, no entanto, foi outra coisa. Hoje eu tenho a certeza de que a "bomba" faz parte do trabalho. Toda e qualquer campanha genial trouxe consigo o risco de ser "bombada". A única campanha que não vem com esse risco é aquela morna, chata, que vira paisagem e que dura menos de dois segundos na cabeça do público.

É claro que o ideal seria apresentar uma campanha ousada, diferente, criativa, pertinente e receber sempre o "sim". Mais do que o ideal, seria o lógico, mas publicidade e lógica são coisas que nem sempre andam de mãos dadas.

É óbvio também que poucas coisas são piores do que ver rejeitado um trabalho impecável, marcante e adequado. Mas acontece, e muito. That's life.

Ainda assim, acho que trabalhar com qualquer área que envolva criatividade é um exercício cotidiano de testar os limites. E se a gente fica com medo de testa-los, estamos perdendo o melhor da viagem.




Direto na têmpora: Hot Dog - Urban Barnyard

7 comentários:

Mateus Coelho disse...

Bomba de cliente é foda, mas gosto de ser bombado pelo meu diretor de criação. É como se ele te desafiasse a criar algo melhor porque você é capaz. O que realmente desanima é quando você apresenta um trabalho que sabe que está aquém do que poderia fazer e seu diretor acha o máximo. Isso é bomba, no ânimo.

redatozim disse...

Bomba do cliente é foda, Mateus, mas ainda incomoda menos do que, como você mesmo disse, fazer algo medíocre e ver aprovado.

Claro que, em qualquer agência, existem jobs só pra cumprir tabela, mas em decisão, tem que entrar comendo grama e não na retranca.

O engraçado é que esse post não é sobre uma agência, um cliente ou uma situação específica. É sobre um certo medo que anda rodando os profissionais e que precisa acabar. Ou então, viva a juniorização.

Cristiano d'Alcântara disse...

Acho que essa campanha majestosa da Apple reflete bem a vantagem de levar bomba e um dia ser bem sucedido:
http://www.youtube.com/watch?v=No1MxAnHuJM

redatozim disse...

Concordo 100%.

ndms disse...

Muito boa a análise do redatozim
Parabéns!!!!

redatozim disse...

Valeu, ndms.

redatozim disse...

Cris, a campanha da Apple é fodaça. Inesquecvível.