quarta-feira, outubro 21, 2009

Twitter. Lado A, lado B.

10 coisas boas e 10 coisas ruins sobre o Twitter que você provavelmente já sabe e que se não sabe, não vai aprender aqui.


Os prós

1) Você pode seguir celebridades, fontes de informação sobre temas de seu interesse e todo tipo de gente que tenha alguma afinidade com você. Se você for atleticano, tiver 17 anos e curtir sacanagem você pode seguir, por exemplo, o @alexandrekalil, o @programapanico e a @evaangelinaxxx. Eu não sigo nenhum dos três, mas fica aí a dica.

2) É difícil ser muito chato usando apenas 140 caracteres.

3) O Twitter é perfeito para soltar frases misteriosas que podem te fazer parecer interessante mesmo que você não tenha nada importante a dizer. Após uma longa prisão de ventre você pode, por exemplo, twittar direto do seu banheiro algo como "Boa! Enfim as coisas começam a fluir" e passar a impressão de que está com grandes projetos profissionais acontecendo. Além disso, é ótimo para ofensas pega-carapuça, tipo "Publicitário mau caráter é foda". Sem ofender ninguém pessoalmente, você vai atingir um monte de gente que merece. É o mirar na jaca e acertar na uva.

4) As notícias sempre chegam primeiro ao Twitter. Tá certo que chegam como rumores, mas se você seguir as pessoas certas, é batata.

5) O Twitter é uma excelente ferramenta para divulgação pessoal / profissional. Sabendo usar você pode ser visto como um profissional bacana, produtivo e conectado ou pelo menos como um carinha descolado, o que for melhor pra você.

6) É difícil se perder em um raciocínio usando apenas 140 caracteres.

7) O unfollow é uma das melhores coisas do Twitter. Neguinho ficou chato, dá unfollow. Perdeu interesse no assunto, dá unfollow. Quer dar um tempo daquela linha de assunto, dá unfollow.

8) A aparência importa muito pouco no twitter. A não ser no caso da @evaangelinaxxx e suas colegas, é claro.

9) O Twitter aproxima e distancia ao mesmo tempo. Você sente como se estivesse falando com dezenas de outras pessoas a cada twittada, mas não se sente tímido por isso. É mais fácil dizer o que você realmente sente ou deseja nesse caso.

10) Para as empresas, o Twitter ainda é um mundo a ser descoberto, explorado e bem utilizado, o que significa grandes oportunidades para todo mundo que trabalha com marketing e comunicação, dentro ou fora destas próprias empresas.



Os contras

1) O Twitter costuma ser uma forma muito rápida de expressão, o que leva as pessoas a incorrerem no famoso "twittar sem pensar", o que pode levar desde briguinhas com coleguinhas virtuais até coisas mais sérias como processos, fim do casamento ou demissão (é sério).

2) Algumas pessoas conseguem ser incrivelmente chatas usando apenas 140 caracteres.

3) É difícil construir raciocínios muito elaborados com apenas 140 caracteres, até porque este não é o objetivo do Twitter. Se quiser discorrer sobre um tema mais dificultoso, podem rolar problemas de compreensão e você corre o risco de passar por idiota ou chato.

4) Escolher quem seguir no Twitter é metade da batalha. Se você não segue bem, vai achar que aquilo ali é apenas um bando de loucos falando ao vento sem fazer sentido e vai perder toda a diversão e a potencialidade da coisa.

5) O Twitter é uma sala aberta e você pode ser lido por pessoas que você nem imagina e que podem significar algo para você amanhã. Talvez seja melhor não abordar alguns assuntos, não destilar alguns venenos e nem fazer algumas críticas sem pensar muito bem.

6) Ao mandar um desabafo ou reclamação sem endereço certo você pode atingir quem não queria. E isso, principalmente no meio profissional, pode causar problemas.

7) Magoazinha de unfollow é um dos grandes males do twitter. Antes de mais nada, só porque você segue alguém, ele não tem a menor obrigação de seguir você. Principalmente se ele não te conhece. O grande lance do twitter é seguir quem você acha legal e se alguém te deu unfollow é porque você não está sendo bacana pra ele. Pode té ser um saco, mas é a vida.

8) Intimidade é uma merda. Se você é uma celebridade, vai ter que aguentar um monte de gente bancando o amigão, criticando ou dando palpite na sua vida. Se você é um figurão do mercado, vai ter que aguentar pedidos de emprego e muito puxasaquismo. Se você é um twitteiro qualquer, vai ter que aguentar piadinhas sobre futebol ou qualquer coisa assim de gente que você mal conhece, mas que acha que te conhece bem pra cacete.

9) O sobrenome do Twitter deveria ser "Too Much Information".

10) Para as empresas, o Twitter ainda é um mundo a ser descoberto, explorado e bem utilizado, o que significa um grande número de picaretas oferecendo soluções mágicas, gratuitas e perfeitas, além de um monte de empresas metendo os pés pelas mãos, usando mal a ferramenta e fazendo bobagem com a marca.




Direto na têmpora: We are golden - Mika

20 comentários:

ndms disse...

Na revista veja dessa semana tem um artigo sobre este assunto e seu criador

redatozim disse...

sim, é um tema bem bacana, ndms.

danny falabella disse...

mais uma vez falou e disse.

redatozim disse...

valeu, danny

camila disse...

rachei de rir com o item 3 na coluna dos prós!

redatozim disse...

tem gente que é mestre nessa, camila rsrs

Michelle disse...

Magoazinha de unfollow! ....adorei.
Fica triste não coleguinha...
Metade dos meus ex seguidores são vitimas da magoazinha do twitter...heheheheheh

redatozim disse...

Mas não é verdade, Michelle? Para ter magoazinha de unfollow tem que ser muito bocó.

adriana disse...

Brilhante! É por este e outros posts que você é meu blogueiro favorito!

redatozim disse...

Pô, Dri, você sabe que elogio seu tem peso extra. Valeu mesmo, viu?

alexandre de neanderthal disse...

não tenho a mínima paciência.

tou quase cancelando outras contas de redes sociais.

redatozim disse...

Cancela lá, Alexandre, esse negócio é assim mesmo, nem todo mundo gosta.

Jonga Olivieri disse...

Twitter é uma nova experiência para mim, que, fora os blogues não participei nunca de orkuts e outros bichos.
Mas estou aprendendo aos poucos. Tem dias que entro, outros não. Agora mesmo (até por falta de tempo) fiquei uns quatro dias desantenado.
Mas suas dicas são válidas e importantes. Obrigado!
Don Oliva

redatozim disse...

Se eu ajudei em alguma coisa tá ótimo, Don Oliva.

Christian disse...

Bem, trabalho na área e twitter para mim é mais uma moda da época.
O bombardeio com informações fica cada dia mais insuportável e difícil para quem quer focar em alguma idéia ou assunto.
Se não bastassem os Orkuteiros da vida, agora inventaram mais essa, me desculpem, mas perder tempo em seguir uma fração de idéia de 140 caracteres, não me acrescenta em nada.

redatozim disse...

Christian, você tem todo direito a ter essa opinião e pode até achar que é moda. Só não deveria desconsiderar que pode ser uma fonte de comunicação fundamental para os seus clientes hoje. Aliás, como é o Orkut, mesmo que você (como eu) não use.

mosaicosocial disse...

Falou e disse! Vale o #RT de quem me fez, via Twitter, é claroooo, chegar até aqui! Twitter tb tem essa função! ;p

redatozim disse...

Pois é, mosaicosocial, via twitter a gente descobre coisas novas também, ué ;)

Sakana-san disse...

Como q eu faço para dar follow em vc?

redatozim disse...

uai, sakana-san, logo no item seguidores tem um link do Google Friend Connect. Um pouco acima tem o "siga o pastelzinho" também. Vai no "seguidores", é mais fácil.