sábado, outubro 24, 2009

Desobediência civil

Já escrevi aqui sobre como acho absurda a troca de nomes da Avenida (Nossa) Senhora do Carmo.

Considero uma "arbitrariedade-pseudo-histórica" que usa como desculpa a recuperação do nome original da via, mas que desconsidera todo histórico afetivo e prático da nomenclatura adotada pela comunidade.

Pois bem, parece que o jornal Estado de Minas concorda comigo. Na edição de hoje, sábado, 24 de outubro de 2009, o jornal ignora a denominação recém-imposta e vai no popular "Av. Nossa Senhora do Carmo".

Fiquei feliz igual pinto no lixo ao ver um jornal de grande porte usando o nome que a cidade abraçou. Tão feliz que tirei até foto. Olha só.


No Estado de Minas ela ainda é nossa. Ainda bem.


Infelizmente, eu não passo de um velho resmungão, alguém muito mais propenso a criticar e reclamar do que a agir. Fosse eu uma pessoa mais disposta e encamparia uma cruzada junto aos meios de comunicação para ignorar o Lacerdinha e a PBH, na forma de seu braço mais incompetente que é a BHTrans, para adotar de vez o consagrado nome Nossa Senhora do Carmo.

Na verdade, fosse eu alguém com influência, grana, tempo e capacidade, essa cruzada não pararia por aí. Iria aos representantes públicos, aos comerciantes e moradores da via, a cada um que mora em BH e que gosta da cidade.

Não sou essa pessoa, mas lanço aqui esse pedacinho de idéia para uma desobediência civil organizada. Vamos retomar como "nossa" a Senhora do Carmo. Dane-se o que digam as placas, dane-se o que alegue a Prefeitura.

Se você é alguém mais capaz, mais motivado e mais influente que eu, passe para frente essa idéia. Se você trabalha em um veículo de comunicação, use sempre o "Nossa Senhora do Carmo". Se você tem imóvel na via, ignore a mudança imbecil que nos foi imposta e mantenha nos seus cartões e materiais de divulgação o nome de coração dessa avenida.

Provavelmente não vai adiantar de nada, mas pelo menos vamos mostrar que a força de choque pode ter sido bastante para vencer uma eleição, mas não para impor uma vontadezinha besta qualquer a uma cidade.




Direto na têmpora: Divine Hammer - The Breeders

14 comentários:

Raquel do Carmo disse...

Maurilo,
Estou contigo nessa batalha. Parece até que você anda lendo meus pensamentos. Falei sobre isto semana passada com meus colegas de trabalho. Achei completamente abusivo e arbitrário essa nova determinação da BHTrans. Trabalho na Av. Nossa Senhora do Carmo, divulgamos e continuaremos a divulgar o endereço sempre como Av. Nossa Senhora do Carmo.
E se for pra ser resmungona, insistente, estou dentro. Afinal de contas meu sobrenome não é Carmo por coincidência...
Parabéns! Vamos agilizar alguma coisa nesse sentido. Conte comigo!

Gisele disse...

Sou de Contagem e desde que me entendo por gente - isso já faz bastante tempo - tb conheço a Av. como "Nossa". Procurando pelo motivo da mudança encontrei seu blog e apoio totalmente o que vc diz aqui. Acho que é viável sua ideia, pois a TV Alterosa, que antes já havia anunciado "Senhora do Carmo", hoje anunciou o tempo todo "Nossa Senhora do Carmo". Até acredito em mudança, mas tão infrutífera como esta é uma afronta à história e costumes não só de BH, mas de todos que vivemos na região.

Felipe Fernandes disse...

Murilao, a troca tambem vinha me incomodando, afinal desde os 6 anos de idade, pegava a N. Sra. do Carmo diariamente, pra ir pro colegio, depois pro trabalho. Isso com certeza veio de algum spot que tinha uns 32" falando das mudanças no transito, e tinham que cortar alguma coisa, e um desinfeliz mandou cortar o Nossa pra caber. rsrsrs

Mas vamos la. Depois de tanta lambança da BHTrans, nao quero que ela seja mais minha. Ela que seja do prefeito, sua e de quem mais quiser. Minha nao! Eu nao faco parte disso.

redatozim disse...

Eu estou muito feliz em ver que a TV Alterosa também ignorou a mudança imbecil de nome da avenida, Raquel.

Acho que o prefeito está pouco se lixando pra nossa opinião, e menos ainda a incompetentíssima BHTrans, mas se fizermos o pouco que podemos fazer, pelo menos poderemos nos sentir menos violados em nosso direitos.

redatozim disse...

A mudança que beneficia é sempre bem vinda, Gisele, mas realmente a mudança por vaidade ou simplesmente inconsequente merece apenas o nosso repúdio.

redatozim disse...

Pois é, Felipolha, eu até falei sobre isso no twitter outro dia. Mas quem sabe se ela for "Nossa" de novo as coisas melhoram?

Nah, bobagem minha.

ndms disse...

Eu não sei o que motivou a decisão da PMBH, mas para ser coerente, essa mesma prefeitura teria que mudar o nome do bairros: São Bento, para Bairro Bento; Bairro Santo Antonio, para Bairro Antonio e assim sucessivamente. Realmente esse pessoal não tem coisa mais importante que fazer. É uma vergonha!

redatozim disse...

eles tem o argumento de que o nome original era Senhora do Carmo, ndms, mas de lá pra cá as próprias placas diziam Nossa Senhora do Carmo. Ai, ai.

ndms disse...

Qual o problema: São contra de que seja " Nossa"? Continuio achando que é coisa de quem não tem nada para fazer

redatozim disse...

que é coisa de nego desocupado não tem dúvidas, ndms.

Boe disse...

Sugiro produzir um adesivo escrito somente "NOSSA". Daí a gente cola em toda placa que o prenome (é assim?) da avenida estiver faltando.

redatozim disse...

Porra, Boe, essa é uma excelente idéia. Será que dá cana?

Boe disse...

Dá cana não, é sticker art.

redatozim disse...

Uai, então fechou, Boe rsrs