sexta-feira, setembro 18, 2009

Distorcer para convencer

Eu hoje escrevi um post sobre os saudáveis chatos, sobre os ecochatos, sobre os antitabagistas chatos, sobre os geeks e viciados em redes sociais chatos, sobre os publicitários-apaixonados-por-prêmios chatos.

Eu reli o que tinha escrito e descobri que eu tenho cada vez mais horror aos extremos, desde o presidente ultracatólico americano até o terrorista ultramulçumano, ambos usando deuses, a religião e a fé como desculpas para atingir outros objetivos.

A grande maioria dos extremistas são especializados nisso: distorcer para convencer. Justificam seus métodos em nome da causa e condenam todo o resto sumariamente. Dificilmente aceitam contra-argumentos ou conseguem enxergar as coisas de um ponto de vista mais amplo.

Sua verdade é A verdade. O direito dos outros termina onde começa o ponto-de-vista deles e por aí vai.

Não sei se é coincidência, mas quanto mais politicamente correto o mundo, mais proliferam esses extremistas (muitos deles de boutique). E eu, sinceramente, ando muito sem saco pra essas coisas.

PS - O outro texto ficou longo e, preciso admitir, demasiado agressivo. Por isso não postei. Afinal, em um mundo tão politicamente correto, é perigos ser incorreto demais.




Direto na têmpora: Don't look back - Fine Young Cannibals

6 comentários:

Eduardo César e Melo disse...

Resmungão, eu até acho divertido conversar com os politicamente corretos de boutique como também gosto de bater papo com os revolucionários e anti-capitalistas de boutique. Claro que, para evitar uma ressaca, um papo com esse pessoal deve ser apreciado com moderação.

redatozim disse...

O pior mesmo Edu, é quando eles começam o processo de evangelização de todos às suas próprias verdades. Aí é preciso muito humor, leveza e paciência pra bagueta não estourar.

Jonga Olivieri disse...

Verdades não podem ser absolutas porque cada um de nós tem as suas.
Eu defendo as minhas com convicção, sou às vezes radical, mas acho que todos teem o direito de ter as suas e defende-las.
Mas, creio, religiões estão por trás de todas as verdades intransigentes. Com isso a Santa Madre Igreja matou milhões durante a inquisição, somente como exemplo.
Através de religiões, hoje, está havendo um retrocesso no mundo inteiro.
Quanto ao "politicamente correto", basta dizer que acabou com as piadas...
Don Oliva

redatozim disse...

Eu acho que sempre que alguém tem como missão convencer você de que ele é quem sabe a verdade e não se importa com os meios para fazê-lo, estamos diante de um sério problema, Don Oliva.

Danuza Hauck Falabella (Dan Falabella) disse...

talvez seu texto nem tivesse demasiado agressivo. As pessoas é que se tornaram demasiadamente chatas. Você tem todo direito de expor suas opiniões e desabafar. Mas que isso gera pitizinhos mil, gera. Por isso, melhor se poupar de mais stress né?

redatozim disse...

Cansa mesmo, viu, Danny? afff