quarta-feira, abril 07, 2010

24 horas pra acabar com a corrupção?

Eu sou totalmente a favor do projeto Ficha Limpa.

Eu também sou a favor de se fazer pressão nos políticos para aprovarem o projeto, mesmo achando que não vai dar em nada.

Eu inclusive assinei a petição online até mesmo por considerar um dever cívico.

Agora, tem uma coisa com a qual eu não concordo absolutamente: a chamada "24 horas para acabar com a corrupção".

Nada está mais longe da verdade do que este título que se repete no site e nas convocações via Twitter e Facebook. O Projeto Ficha Limpa indica suspeitos, orienta suas escolhas e auxilia no destaque aos mais honestos, mas não vai acabar com a corrupção.

O fim da corrupção passa pela condenação de quem está sendo processado, pela não conivência dos governos com os "erros" de seus partidários, por uma oposição séria e não "eleitoreira", por pessoas que não se movimentem apenas para assinar uma petição e pela renovação do tipo de político que temos como regra no País.

Na minha visão esse é um quadro que não irá se transformar e a corrupção continuará sendo a tônica. Sou a favor do projeto Ficha Limpa como instrumento de informação, mas não tenho ilusões sobre suas características supostamente milagrosas.

Peçam meu apoio sim, mas por favor não utilizem uma falácia publicitaresca de "24 horas para acabar com a corrupção" para me convencer. Além de quase me fazer questionar a seriedade do projeto, esse tipo de coisa só faz avivar o velho resmungão que eu sou.

E ninguém quer que isso aconteça.




Direto na têmpora: 5 minutes alone - Pantera

8 comentários:

Andre disse...

É, Maurilo... Foi isso basicamente que me fez desistir daí e voltar pra cá. Todo mundo falando que "Ah, isso é sempre assim e nunca muda, então não adianta fazer nada". Se dá trabalho mudar, ninguém se interessa por mudar. Mas dá trabalho mesmo fazer as coisas ficarem melhor, dá trabalho ter uma vida boa, dá trabalho lutar contra a corrupção, dá trabalho escolher um político melhor. Mas também a recompensa é bem mais prazerosa (prazeirosa?) Já pensou que maravilha um Brasil com bem menos corrupção, com bem menos violência, com melhor educação e atendimento médico? Mas, claro, isso é utopia. A não ser que seja possível.
Aqui faz uns dez anos que o governo quer tirar as aulas de música das escolas pra cortar os custos. E faz uns dez anos que os pais, professores e músicos famosos fazem campanha pra que as aulas de música continuem. Mais cedo ou mais tarde o governo desiste de tirar a música da escola. Mas enquanto isso não acontece, eles continuam batalhando.

redatozim disse...

Só pra te dar um resumo, André: fez-se a petição, alardeou-se como o fim da corrupção em 24 horas e deu em nada.

Repito mais uma vez: acredito no Projeto Ficha Limpa e sei da sua importância, mas não com esse jeitinho "vamos mudar o mundo".

O negócio é mais amplo, mais complexo e muito mais passo-a-passo do que se pensa.

PC disse...

Muda o slogan.
É "24 horas POR DIA contra a corrupção"
Aí, dá jogo...

redatozim disse...

Ou 24 horas para fazer a sua parte contra a corrupção, sei lá. Do jeito que está é que prejudica o projeto, PC.

Jonga Olivieri disse...

Corrupção é um problema sério.
Mas o que facilita a sua continuidade é a imppunidade mesmo.
O "caso Sarney" é um exemplo vivo disto. Falou-se, mostrou-se, condenou-se (por unanimidade), mas está aí o canalha, que, segundo li ainda hoje está na eminência de assumir o cargo por ausência do Vice Presidente (que não quer perder sua elegibilidade) e o Presidente da Câmara idem.
É demais!

Don Oliva

redatozim disse...

Exato, Don Oliva, todo mundo sabia que o Arruda era corrupto. Maluf idem. Se houvesse o Ficha Limpa vc acha que mudaria algo? O que muda mesmo é cana.

Jonga Olivieri disse...

Vibrei no dia em que a foto do ladrão chamado Maluf foi estambada pela Interpol como procurado (só faltou o "vivo ou morto"... hehehe!

Don Oliva

redatozim disse...

Só falta prender, Don Oliva, ou seja, falta tudo :(