quarta-feira, março 03, 2010

Ideias

Acabei de ler uma entrevista com Jean-Claude Carrière no site da Cosac Naify e adorei a frase que fecha a conversa: "O erro é pensar que a tecnologia irá nos dar ideias, embora a tecnologia em si já seja uma ideia."

A mente criativa se manifesta e se desenvolve nos mais diversos espaços e nas mais distintas situações. Eu sou daqueles defensores de que a boa ideia surge, só para dar exemplo de agências de publicidade, no planejamento, na mídia, no atendimento, na produção, enfim, em qualquer lugar onde haja gente competente em seu ofício e disposta a ousar.

Talvez seja por isso que eu me sinta um pouco constrangido quando se referem a mim como "o criativo Maurilo Andreas", sendo criativo aqui usado como substantivo e não como adjetivo. Não acho que criativo possa definir uma função ou um cargo, mas sim um compromisso com fazer as coisas de modo diferente, surpreendente, eficiente.

Em casa, faço tudo para que a minha Sophia seja uma pessoa criativa. Desenhos em papel, histórias, jogos de estratégia, iPhone, conversas, filmes, livros, tudo é ferramenta para que ela possa desenvolver um pensamento original independente da tecnologia, da profissão que ela escolha ou dos ambientes pelos quais ela passe.

Voltando ao que disse o Carrière, "o erro é pensar que a tecnologia irá nos dar ideias". E, cada vez mais, quem se apega às ferramentas fica obsoleto junto com elas.




Direto na têmpora: Vcr - The XX

4 comentários:

PC disse...

Conta pra Sofia as histórias de "O círculo dos mentirosos", dele. Ou, lê com Fernanda "Fragilidade".
É de uma doçura interminável...
BTW, meu tutor falava que uma aula chata, com tecnologia, continuará sendo uma aula chata!

redatozim disse...

Ela tem o "Na Garupa do Meu Tio", PC, mas é bom saber desses dois outros títulos. Valeu a dica.

PC disse...

Lembrei de outra:
Silvio Meira, geniozinho de inovação do CESAR de Recife, diz que a internet é só um lápis diferente.
O legal é o que a gente faz com um ou com outro.

redatozim disse...

Cara, mas essa frase dele é muito boa. Na falta de coisa melhor pra fazer com ela, vira até campanha.