quarta-feira, junho 01, 2011

Shaquille O'Neal e as finais da NBA

Eu detesto os Lakers. Muito. Mesmo assim, eu nunca consegui desgostar do Shaquille O'Neal.

Há cerca de 10 minutos Shaquille O'Neal anunciou sua aposentadoria após 19 anos, 4 títulos e muitas histórias marcantes na NBA.

Shaquille é daqueles caras que coloca o espetáculo em primeiro lugar e que, no auge da forma, era simplesmente impossível de ser detido. Explorar sua única falha clara, os lances livres, era a última esperança ao final de uma partida, uma tática chamanda Hack-a-Shaq que polarizou opiniões e não impediu Shaq de pulverizar muitos adversários.

O'Neal se aposentou com uma mensagem gravada em sua casa e enviada via twitter, falando com os fãs em primeiro lugar. Ele não criou um show de televisão, não vendeu espaço de mídia, não encheu os bolsos e não bancou o babaca diante de milhões.

E é exatamente o parágrafo acima que me leva às finais da NBA. O Miami Heat é favorito e deve ganhar. Quaqluer time com Dwayne Wade, LeBron James e Chris Bosh tem 80% de chances de ganhar qualquer coisa que disputar. É um basquete bonito, com talento e aplicação tática, mas eu simplesmente não consigo torcer pra eles.

Acho que o Heat vence a série em 6 jogos (talvez 5), mas LeBron James estragou isso tudo pra mim.

Um cara que faz um show de 60 minutos para anunciar sua decisão de deixar Cleveland e vende espaços publicitários caríssimos não se importa com seus fãs. Nada contra um jogador mudar de equipe. Acontece, faz parte do negócio, mas a forma com que James lidou com isso foi uma promoção vergonhosa de si próprio.

Ele não precisava, Cleveland não merecia. Foi uma pena que ele tivesse que agir assim para conseguir seu primeiro título.

Voltando a Shaquille O'Neal, ele infelizmente não conseguiu ajudar os meus Celtics a serem campeões. Ele infelizmente ajudou os Lakers a ganharem três títulos. Ele infelizmente não ganhou um título com os Suns e nem com o Magic, dois times que jogavam lindamente. Ainda assim, eu nunca consegui deixar de gostar e de me divertir com ele.

Shaquille O'Neal vai embora como um jogador único, humano, inesquecível, amado até por eles que deveriam odiá-lo. Já LeBron James, que provavelmente é um dos 5 jogadores mais talentosos que já vi jogar, dificilmente conseguirá o mesmo, ainda que tenha muitos títulos pela frente.

Boa sorte, Shaq. Obrigado por tudo, apesar de tudo.







Direto na têmpora: Impatience is a virtue - Two Door Cinema Club

6 comentários:

Andre disse...

Que Shaq nada bom mesmo é o Kobe.

Andre.

redatozim disse...

Pelamordedeus, Andre. O Kobe é bom de bola, mas é insuportável. E ganhou muita coisa graças ao O'Neal.

Raphael Crespo disse...

Você falou tudo, Maurilo. O
Shaq coloca o espetáculo em primeiro lugar.
Mas é justamente por ter começado a jogar há 19 anos.
É de uma velha guarda, que primava mais pelo esporte que pelo marketing, apesar de o marketing já ser extremamente forte no esporte americano há pelo menos umas 3 décadas.
Infelizmente, o marketing tem tomado conta do esporte cada vez mais.
Vide a administração do presidente do Corinthians; o LeBron James e um sem nome de atletas arrogantes (perto de se tornarem uma maioria) e até mesmo o meu Flamengo, querendo fazer a despedida de um jogador de 39 anos que não joga há 7 ou 8 meses num jogo oficial de Campeonato Brasileiro.
Sou Dallas desde criancinha na final da NBA. Até porque, Dirk Nowitzki é um cara da escola do esporte e não do marketing.

redatozim disse...

Queria muito que o Dirk levasse também, Raphael, mas acho difícil. E acho que somos testemunhas de uma era que já acabou. Restam a saudade e os videos.

Raphael Crespo disse...

Também acho que o Dallas não leva. Infelizmente...

redatozim disse...

Pena mesmo, Rapha.