terça-feira, maio 31, 2011

Revisionismo 2

O ser humano erra muito. Faz bobagem, vive épocas de absurdos grandiosos, dá mostras de ser irrecuperável como espécie.

Até aí tudo bem, nós conseguimos ser falíveis, vergonhosos, estúpidos e ainda assim evoluímos em certos aspectos e alcançamos coisas bem legais.

Ainda assim, não dá pra negar que houve o holocausto há menos de 3 quartos de século e varrer o horror pra debaixo do tapete. Não dá pra ignorar que um dos maiores escritores brasileiros era bastante racista e que naquela época o racismo era aceito como fato. Também não dá pra achar que Collor foi presidente, hoje é senador e que nada aconteceu no meio do caminho.

Nosso pai Sarney, o onipresente, duradouro e inoxidável acha que o impeachment de collor foi um fato menor na nossa história. Um pezinho de página que só os velhos resmungões leem.

Daqui a pouco, alguém vai dizer o mesmo sobre a ditadura.

A importância do fato não pode ser relativizada. Não dá pra esconder o ocorrido, mudar o texto, limpar o sangue da calçada e fingir que está tudo bem. Isso é revisionismo. Isso é ocultação de cadáver. Isso é cuspir na cara da história e de quem viveu uma época.

Só o tempo vai dizer qual o real tamanho de um fato. Não cabe a nós decidir o que é significativo ou pertinente para jovens e crianças que recebem apenas uma versão dos fatos.

Dane-se essa mania idiota de limpeza. Que se debata o holocausto em toda a sua estupidez para que ele não ocorra de novo. Que se mantenha o texto e se questione o autor sem macular a obra. Que saibamos quem foi Fernando Collor e qual o seu real papel para o amadurecimento da democracia brasileira.

E, principalmente, que Sarney não seja o escriba oficial da nossa história.




Direto na têmpora: Little miss can't be wrong - Spin Doctors

4 comentários:

André disse...

1984, my friend... 1984...

redatozim disse...

É isso aí, André. Cada vez mais.

PC disse...

Colega meu do trabalho, em uma empresa que eu trabalhei, cuidava do museu da companhia e rasurava arquivos históricos quando falavam mal de parentes dele...

redatozim disse...

Ah, PC, e aposto que deve ter tido uma longa e exitosa carreira.