segunda-feira, maio 02, 2011

Teorias da Conspiração

Mal Osama Bin Laden foi declarado morto e começaram as teorias conspiratórias dizendo que sem fotos do corpo, filmagens, etc tudo não passa de uma grande farsa.

Claro que todos nós sabemos que mentir sobre um fato não seria algo exatamente raro na história do Governo Americano (procure no Google: "Bush" e "weapons of mass destruction"), mas me parece um risco tolo a se correr apenas por um impulso na popularidade.

Vamos supor que seja tudo mentira. Obama ganha popularidade, fica favoritíssimo à reeleição e começam a pipocar vídeos de Osama segurando jornais do dia na mão, dizendo que tudo não passa de mentira dos porcos imperialistas e que o povo americano vai sofrer as consquências.

Duvido muito que o governo dos EUA fosse encarar um risco assim. E, acredite, se Bin Laden está livre e vivo, ele não vai deixar uma mentirinha tola assim passar em branco.

Por isso, por mais que ache que teorias conspiratórias dão bons filmes, prefiro passar o ônus da prova ao falecido (ou não) Osama. Se estiver vivo, apareça e acabe com mais uma grande mentira patrocinada pelo poder dos EUA. Se morreu, aproveite as virgens.

Eu, na minha modesta opinião terceiro mundista (inocência?), duvido que alguém se arriscaria a um blefe desse tamanho, com tantas chances de dar errado e que coloca tanta coisa em risco.




Direto na têmpora: Metal heart - Cat Power

4 comentários:

Rapha Garcia disse...

A pergunta que permeia isso tudo é uma só: será que Osama realmente existe? Ou é apenas um "laranja" para as peripércias dos EUA?

Eu tenho pra mim que o buraco é muito mais embaixo do que apenas cogitar se o Osama tá vivo ou tá morto.

redatozim disse...

Putz, Rapha, eu já acho que um "vilão" que ultrapassa 3 "gerações" de presidentes e é manipulado por eles é mais estranho ainda.

Sei não, às vezes a gente gosta de complicar.

André disse...

Pois é, concordo em gênero, número e grau com você, Maurilo. E até tentei explicar como seria um risco enorme do governo inventar um negócio desses pros vários amigos meus no Facebook que estão dizendo que é tudo mentira, mas os "teoristas da conspiração" não estão atrás da verdade ou da razão.

É como os caras que falam que o Obama (não o Osama) não é americano e não poderia ser o presidente, e que só acreditariam se vissem a certidão de nascimento dele. Ele então mostrou (antes da eleição) e então todos reclamaram que era a versão compacta da certidão, e que só acreditariam se vissem a certidão "estendida". Obama então, semana passada, mostrou o documento, apenas para ver todos os "teoristas" dizerem agora que a certidão não é verdadeira. Sempre vai ter uma desculpa.

redatozim disse...

É, André, a única hipótese de conspiração que eu acho plausível é que o fato tenha acontecido há mais tempo e que a escolha do momento de divulgação tenha sido feita cuidadosamente.

Mas mesmo isso eu acho complicado.

De resto, é gente inventando coisas pra ganhar espaço na mídia.