sexta-feira, março 04, 2011

O fazendeiro e o Burumbá

Um fazendeiro vivia com sua mulher e seus 5 filhos em uma fazenda bem grande.

Era um lugar bonito e cheio de bichos. Tinha vacas, cavalos, porcos, galinhas, perus e um monte de outros animais que andavam soltos ali por perto como cobras, capivaras, tucanos, micos e sapos.

Só que o fazendeiro tinha um segredo. Além desses bichos todos, ele guardava em um lugar bem escondidinho um Burumbá.

Aí você me pergunta "o que é um Burumbá"? E eu te respondo: Burumbá é um bicho do tamanho de um gato, com uma pelagem preta comprida, uma cabeça bem grande, olhos de jacaré e uma boca pequena, mas que fala todas as línguas de gente e de bicho.

O fazendeiro passava horas trancado no esconderijo conversando com o Burumbá, ouvindo histórias, contando causos e levando broa de fubá, que era o que o bicho mais gostava de comer.

Um dia, o filho mais novo do fazendeiro resolveu seguir o pai e encontrou o esconderijo. Entrou e tomou o maior susto quando viu o Burumbá.

O menino ficou assim, assustado, meio sem saber o que fazer, mas quando o Burumbá começou a conversar com ele, foi se acalmando e achou que o bichinho até que era muito simpático.

Assim que saiu dali, foi correndo e contou o segredo pro irmão número 4, que contou pro irmão número 3, que contou pro irmão número 2, que contou pro irmão número 1, que contou pra mãe, que contou pra cozinheira, que contou pro capataz.

A novidade se espalhou e, de uma hora pra outra, todo mundo ia conversar com o Burumbá, até mesmo os bichos da fazenda e da mata.

O fazendeiro logo percebeu o que estava acontecendo e ficou morrendo de raiva. Brigou com todo mundo, tentou tirar o Burumbá dali, mas as pessoas tanto pediram que ele levou o Burumbá pra morar na casa.

Alguns dias se passaram e o fazendeiro percebeu que as vacas tinham parado de dar leite e nem chegavam mais perto do laguinho. Um tempinho depois, os porcos começaram a latir como os cães. Tudo muito estranho, mas a gota d'água foi quando os perus começaram a esconder os ovos das galinhas.

O fazendeiro ficou muito desconfiado daquilo tudo e resolveu ficar bem atento pro que andava acontecendo. Não demorou muito e ele reparou que o Burumbá ficava andando de um lado pro outro, conversando com todos os animais e que por onde ele passava, tudo ia ficando estranho.

Ele então pegou o Burumbá, trancou em um quartinho e perguntou:

- Burumbá, Burumbá, o que é que você anda fazendo por aí que os bichos estão ficando esquisitos?

E o Burumbá calado.

- Burumbá, Burumbá, é melhor você me contar a verdade.

E o Burumbá calado.

Aí o fazendeiro pegou um pedaço de fumo de rolo, que era a única coisa que assustava o Burumbá e chegou bem pertinho dele.

Na mesma hora o bichinho começou a falar e contou pro fazendeiro tudo o que tinha feito. Não é que o sem vergonha andava fofocando com os bichos todos?

Falou para as vacas que os peixes tinham dito que bicho nenhum aguentava o cheiro de leite delas. Falou pros porcos que todo mundo detestava o grunhido deles e amava o barulho dos cachorros. Falou pros perus que o fazendeiro não gostava deles e que era por isso que ele só pegava os ovos das galinhas.

Pra desfazer aquela confusão toda foi uma trabalheira danada. O fazendeiro ficou tão bravo que fez o Burumbá contar a verdade, pedir desculpas para todos os bichos e depois mandou ele embora pra nunca mais voltar.

Depois daquele dia, a fazenda voltou ao normal, mas no fundo, no fundo, todo mundo sentia falta das conversas com o bicho falador.

E o Burumbá? Ah, o burumbá foi pra mata e logo arranjou uma toca pertinho da curva do rio pra morar.

Dizem que ele anda muito feliz, falante como nunca, mas que naquela região, agora a anta tenta subir em árvores, a onça só come cogumelos e os macacos choram sem parar, mas ninguém entende porquê.


PS - Esse texto foi criado a partir de uma sugestão do Gustavo, uma das crianças que conheci na AURA.




Direto na têmpora: Sweet tides - Thievery Corporation

4 comentários:

Ju Soares disse...

Adorei. Queria muito conhecer esse Burumba.
Ele seria excelente pra "radio peao".

redatozim disse...

hahaha verdade, Ju

André disse...

Cara, eu acho que o Burumbá veio aqui pra NY, isso sim... Pelo menos é o que me passa pela cabeça quando eu ando pelas ruas aqui... Hehehehe!

redatozim disse...

hahahaha Babel total, André.