sábado, março 26, 2011

Kendrick Perkins e os intangíveis

Provavelmente a maioria de vocês não sabe, mas Kendrick Perkins é um pivô relativamente baixo para a posição, com médias de 6,4 rebotes e 6,1 pontos por jogo.

Perkins jogou toda a sua carreira, até fevereiro de 2011, com os Celtics, ganhou um título e chegou a outra final. Em março, Perkins fez parte de uma série de trocas, indo parar no Oklahoma City Thunders, enquanto o Boston recebeu Nenad Krstic, um pivô mais alto com médias de 5,5 rebotes e 10,1 pontos e ainda Jeff Green, um ala jovem com médias de 5,6 rebotes e 14,1 pontos.

Os números dizem que foi uma grande troca, mas mesmo na NBA, uma liga regida pelas estatísticas, números contam apenas parte da história.

Assim que a troca foi feita eu disse, e o meu amigo Gui Deus pode confirmar: "os Celtics perderam a boa chance que tinham de ganhar o título em 2011."

O título ainda não foi decidido, na verdade não estamos sequer nos playoffs, mas o Boston que liderava o Leste com facilidade já caiu para segundo e está prestes a escorregar para terceiro depois da troca.

Kendrick Perkins faz falta pela presença física, pela liderança, pela postura defensiva, pelo companheirismo e entrosamento com os colegas, pelo respeito, ou medo, que impõe aos adversários. Nada disso pode ser traduzido em números ou substituído por estatísticas melhores. Não é assim que se mede o valor de um atleta ou de qualquer outro profissional.

O que vale de verdade são os benefícios e valores intangíveis que eles trazem para o jogo. E para perceber isso é preciso sensibilidade e capacidade de avaliar pessoas.

Se você ficou curioso, depois da troca o Boston, que tinha melhor campanha, ganhou 9 e perdeu 7 e o Thunder levou 11 e perdeu 4, sendo que com Perkins saudável são 5 vitórias e só uma derrota.

Culpa dos malditos intangíveis.




Direto na têmpora: Some velvet morning - Primal Scream

10 comentários:

PC disse...

Segundo Diogo, "aquele Perkins é foda...".
Acho que ele é Celtics também...

Andre disse...

Vai ver que isso é o "The curse of the Bambino" do basquete... Hahahahaha!

redatozim disse...

Seu filho é um torcedorzinho sem vergonha dos Lakers, PC, ele só tá falando bem do Perkins porque ele saiu do Boston agora.

redatozim disse...

Não brinca com coisa séria, André. Deus me livre.

Andre disse...

Ah, seria bom, viu... Boston precisa de mais uns 84 anos na fila... Hahahaha! Mas tudo bem, pode ser no baseball, não precisa ser no basquete. :-)

redatozim disse...

Pô, Andre, o boston já ficou 21 anos sem títulos até 2008, deixa curtir um pouquinho.

Ana Lúcia disse...

Olha como são os contatos pela internet... Apesar de você não me conhecer eu te conheço!
Estive nos EUA e fui a um jogo da NBA e lembrei de você!
Um show!
Bjs

redatozim disse...

Qual jogo você viu, Ana Lúcia? Quem ganhou? Por que você não me trouxe uma camisa oficial?

Ana Lúcia disse...

Indiana Pacers x NY Knicks, dia 15-03 em Indianápolis. O Indiana ganhou faltando 3 segundos (117x115). Vc já foi em um jogo? De tão emocionante dá até vontade de chorar.
Pode deixar que a encomenda já está anotada para a próxima viagem.

redatozim disse...

Eu fui assistir Boston e Cleveland em 2000. A experiência é um negócio diferente mesmo, Ana.