segunda-feira, agosto 03, 2009

Patrimônio

A casa de Ouro Preto está sendo reformada pelo Patrimônio Histórico. Parte elétrica, telhado, madeiras com cupim, tudo será recuperado para que o imóvel centenário fique definitivamente nos trinques.

Infelizmente o Patrimônio não recupera o tempo. Não traz de volta os colchões de palha, os penicos debaixo da cama e o banheiro longe, longe, entre a cozinha com fogão a lenha e o forno que ficava do lado de fora.

Aliás, era do lado de fora que eu olhava impressionado cortarem o pescoço das galinhas e deixarem o sangue escorrendo em uma bacia.

As tábuas do chão da casa tinham enormes festas entre si que deixavam entrar muito frio, a luz da manhã e, à noite, ruídos assustadores que ninguém conseguia me convencer que vinham do galinheiro.

A casa de Ouro Preto era para mim um lugar meio mágico. Quem sai de Ipatinga achando que frio é só uma invenção dos mais velhos, chega a Ouro Preto e descobre que o frio é algo que se enxerga, que se sente nos ossos e que se traduz em meias de lã, camadas de cobertores e em um amor imensurável por qualquer réstia de sol.

Minha bisavó Maria me recebia cheia de balas Erlan que me mostrava em segredo bem lá no fundo dos bolsos largos. Fazia o melhor doce de figo do mundo, medalhão de queijo, rosquinha de nata e o biscoito de Maurilo (nomeado em homenagem à minha paixão por ele).

Minha Sophia herdou de mim o amor pela casa, por Ouro Preto e pelo biscoito de Maurilo. E para mim não há alegria maior do que saber que, renovada, a casa ainda será palco de alegrias novas e outras para a minha filha. E ali sentiremos juntos o frio, pisaremos o calçamento irregular, comeremos língua de gato e gritaremos juntos ao primeiro relance das fachadas imemoriais: "Olha, o Êro Preto!"




Direto na têmpora: You're the one that I want - John Travolta & Olivia Newton John

8 comentários:

zega disse...

#chamanão

redatozim disse...

Uai, Zega, achei q ocê tava pedalando no Rio. Foi mal.

danny falabella disse...

tive em êro preto semana passada. Fiquei no Solar do Rosário. Delícia. Finzinho de festival, cidade cheia de gente porém tolerável. Nunca me canso de ir lá. Eu até estava esperando este friozinho aí que vc citou mas ele veio meio tímido. Pelo menos deu para tomar um vinhozinho a noite.

redatozim disse...

O Solar do Rosário é top shelf, danny. Tá sobrando, hein? rsrsrs

ndms disse...

Muito bem redatozim, foi um resumo verdadeiro da importância que Ouro Preto tem e sewmpre terá para todos de nossas familias

redatozim disse...

ouro preto é muito especial pra todos nós mesmo, ndms.

Dona Flor disse...

Obrigado pelas visitas. Eu fico muito feliz com a visita de todos vocês em minha casa

redatozim disse...

E nós vamos aproveitar sempre que pudermos, Rosinha.