quarta-feira, dezembro 13, 2006

Pais

Há duas grandes certezas na vida de um pai, duas grandes verdades contra as quais não cabe réplica ou ajuste.
A primeira é imediata, quase violenta em seu impacto: ele nunca foi tão feliz. Pouco importa o que tenha vivido, onde tenha ido ou quem tenha comido, ele nunca, absolutamente nunca, sentiu-se assim.
A segunda foge-aparece no canto do pensamento, repisca num cochilo e, súbita, toma conta de tudo: ele nunca teve tanto medo. Pouco importa o salto de pára-quedas, os filmes de terror à meia-noite, o valentão da escola, ele nunca, absolutamente nunca, sentiu-se assim.
Pais têm um medo que a luz não cura, que o riso não espanta, que não é o susto. É algo que agora faz parte do dia e pronto. Pais convivem com o medo como quem sabe perfeita e inevitável sua mortalidade. Ganham uma noção sem precedentes da própria presença. E, conseqüentemente, da própria ausência.
Um pai vai te contar como ele é feliz, mas nunca vai falar sobre o medo. Mesmo que você o descubra chorando ao ver o filho dormir.




Direto na têmpora: Forgetful Lucy - Adam Sandler

6 comentários:

Anônimo disse...

Coitada da Sophia qdo começar a chegar na idade de ir pra balada... rs...
Mas o texto ficou lindo, Maurilo... Bjo!

redatozim disse...

risos
mas o medo nem é disso, Su. É mais da gente mesmo.

Mônica disse...

Amigo,

acho q. ninguém NUNCA explicou de modo tão claro este medo q. acompanha os Pais. Só quem é, sabe do q. vc. falou. As vezes passo noites sem dormir pensando nisso. Achei q. fosse só eu....(tolinha!!!)
Com lágrimas nos olhos releio o texto. Ficou lindooooo!!! PARABÉNS!

redatozim disse...

Obrigado a você, Monique. Essas coisas a gente nem sempre percebe como são universais.

Anônimo disse...

Eu me lembro que quando o meu filho nasceu, pela primeira vez na vida, eu parei e pensei: "Porra, eu não tenho seguro de vida!".
No dia seguinte estava fazendo um.
Coisas de medo dos pais!

redatozim disse...

Tô entrando numa previdência privada esse mês. Sintomático ou não?