sexta-feira, maio 20, 2011

Os jovens-jovens

Outro dia alguém pesquisou nas ruas de Nova Iorque e descobriu que muitos teens não fazem ideia de quem foram os Beatles.

Parece absurdo, eu sei, mas os Beatles já se separaram faz tempo, dois deles morreram, não há novas gravações, enfim, a situação tem lá seus atenuantes.




De qualquer forma, eu tenho a impressão de que é possível determinar a idade de alguém pelas celebridades que ele conhece. Usando o futebol como exemplo: se o cara não conhece Nilton Santos ele não é necessariamente jovem. Se o cara não conhece Sócrates, ele com certeza é jovem. Agora, se o cara não conhece o Higuita ele definitivamente não tem mais de 18 anos.

Higuita não diz nada para os jovens-jovens, assim como algum goleiro da Colômbia da década de 60 não diz nada pra mim.

Sendo assim, defino aqui meu padrão de reconhecimento da juventude-jovem pelo Higuita. Se você não conhece o figura, provavelmente ainda não fez vestibular e certamente nunca provou a pururuca Bottrel (ok, se você tem menos de 30 muito dificilmente provou).

Então, fica combinado. Se você, jovem-jovem, quiser conversar com o tio Maurilo como se tivéssemos uma idade mais compatível, procure na Wikipedia tudo sobre o homem da foto aí debaixo.



E pra começar, assista a este vídeo aqui.






Direto na têmpora: Bull rider - The Detours

10 comentários:

Rapha Garcia disse...

Higuita = rei!

Jovens-jovens mal mal devem conhecer o Taffarel. E olha que quem conhecer só deve ser por causa do Galvão e o "vai que é tuuuuuua, Taffarel!"

db1 comunicação & imagem disse...

Olha, não conhecia o Higuita por não acompanhar muito futebol. Depois do video, virei fã. Putz, a defesa do cara!
Pururuca Botrell já..hahah

redatozim disse...

Cada geração tem seus ídolos, Rapha, mas Higuita deveria ser atemporal.

redatozim disse...

É, db1, Higuita foi a sensação da Copa de 90 junto com Valderrama também da Colômbia, Roger Milla de Camarões e Jorge Campos, o goleiro (quase) anão do México.

Gastão disse...

Interessante esse post, Redatozim. Me fez lembrar uma conversa que tive com o Miguel (meu filho, 15 anos) ontem.

Assistíamos a "Two and a half men", quando alguém citou Telly Savallas. Eu dei risada, ele me perguntou quem é Telly Savallas. E eu respondi, "É o ator que fazia o Kojak".

Ele não sabia quem era o Kojak, eu expliquei.

E disse a ele que acho que QUALQUER pessoa com idade entre 40 e 80 anos conhece o Kojak, a não ser os índios, os muito interioranos ou os muuuuuuito alternativos.

Creio que hoje em dia é possível que alguém de 20 ou 30 anos não conheça os Simpsons, sem necessariamente ser índio, interiorano, etc. Porque hoje há muito mais informação, muito mais vertentes, muito mais segmentos culturais.

Mas na época não havia. As vertentes eram poucas e, assim, a penetração da cultura americana era mais, digamos, compacta, mais integral.

Então garanti a ele: QUALQUER pessoa de mais de 40 anos que ele conheça certamente sabe quem é o Kojak.

redatozim disse...

Até porque, Gasta, todo careca era Kojak. Era tipo um viral offline.

Informatica Simples disse...

Mau,
ainda tem salvação !
Estava lendo seu post do lado de um "jovem" de 12 anos.
Ele na hora apontou para o Higuita e comentou : "Esse cara é bom Ralph, defende igual um escorpião"
Não dava para forçar demais mas ele sabia quem eram os Beatles, Socrates (jogador e filósofo) e alguns outros desafios que soltei.
Tive uma conversa com um amigo outro dia e a questão jovem-jovem não é de todo o fator mas sim a falta de interesse das pessoas por assuntos gerais e cotidianos que não girem em torno de seu minúsculo mundo.
Abração para você !!

redatozim disse...

Ah, Ralph, mas você pegou uma exceção. E tem mais, não há vergonha nenhuma em conhecer ou não o Higuita, é apenas um bom delineador de faixa etária.
Essas personalidades passam e tem mesmo que passar, só é interessante ver como marcam tanto uma época e significam tão pouco em outra.

Sakana-san disse...

Higuita? E olhe que sou do tempo do Sócrates, hein? Ou não tem nada a ver ou? Errr... Será que dá para falar sobre coisas de que eu goste? Tipo, eu sei quem foram Juninho Bill e Palhaço Tic Tac, risos...

redatozim disse...

No seu caso só pode ser TOTAL falta deinteresse pelo futebol, Sakana-san. Não tem outra explicação.