sexta-feira, julho 15, 2011

Direito divino

Anda circulando um texto de Eliane Brum, da revista Época, com o título "Meu filho, você não merece nada".

O texto é muito bacana e é interessante como reflete o microcosmo da publicidade. Cada vez mais vemos alguns jovens não especialmente talentosos adentrando a profissão e cobrando reconhecimento / valorização / salários iguais aos de profissionais experientes, premiados e reconhecidos.

É lógico que existem profissionais extremamente jovens e que demonstram uma maturidade impressionante, uma qualidade de texto ou leiaute acima da média. São as exceções e, normalmente, são também os mais humildes.

Humildes porque sabem que possuem o talento para ir mais longe e que não é vergonha aprender com os outros. Não precisam vestir a fantasia de gênio e inventar um brilho que ainda não têm.

Ah, meus jovens publicitários, como me dói dizer que vocês estão caindo no conto da celebridade instantânea do BBB. Como eu acho triste ter que explicar que ninguém é Pelé tendo jogado só cinco partidas. Uma carreira se constrói ganhando um leão por dia ou pelo menos mostrando que se dá conta do recado em campanhas nacionais e cartões de natal igualmente.

O melhor favor que já me fizeram foi olharem meu portifólio e dizerem: "tá legal, mas você precisa sair dessa fase de trocadilhos e piadinhas" quando eu tinha 3 anos de profissão. Fiquei puto, mas calei, escutei e aprendi. Poucos conselhos me serviram tanto.

Por isso, se algum dia alguém te disser que você não é assim tão bom quanto acha, não fique bravo. Não o chame de burro, não se ache um injustiçado e nem faça beicinho.

Entenda o que está sendo dito. Peça uma segunda, uma terceira, uma quarta opinião se for preciso, mas não feche os olhos.

Acredite, só porque você se acha um gênio, não quer dizer que seja verdade.




Direto na têmpora: All in white - The Vaccines

6 comentários:

VILTO disse...

Ótimo post.

São esses pensamentos que me inspiram, agora no começo da carreira e espero que em todo o resto...

Rodrigo Correa disse...

Falou tudo, meu caro. Agora é fazer chegar a quem deve chegar.

redatozim disse...

Sorte pra você, Vilto.

redatozim disse...

Deveria chegar em todo mundo, Digão, esteja começando ou não.

Rodrigo Torres disse...

Falou e disse meu caro amigo!!

redatozim disse...

É torcer pela evolução, Rodrigo. :-)