segunda-feira, maio 09, 2011

O acordeão

Minha Sophia tem um bom ouvido musical. Não é nada excepcional, mas ela já liga o pandeiro instintivamente ao samba, a guitarra ao rock, o violino à música clássica e vai assim construindo seu arquivo de sons e suas correlações cada vez mais complexas.

Pois outro dia, ouvindo um tango, Sophia escutou um acordeão e, sem familiaridade com o estilo musical hermano disparou:

- Isso é música de festa da junina, né?



PS - Eu sei que o instrumento usado no tango é o bandoneón, mas como ele é um instrumento de fole e como aqui no Brasil dizemos acordeão ou sanfona, optei por valorizar a piada e não me concentrar nos detalhes. De qualquer forma, obrigado ao marco que percebeu e comentou a questão.




Direto na têmpora: Pretty ballerina - Eels

14 comentários:

Rapha Garcia disse...

Épico! Olha o lado bom: pelo menos ela não ligou o acordeão à música sertaneja! hauehaueh

redatozim disse...

Ainda não existe sertanejo pra ela, Rapha, mas um dia, infelizmente, vai existir.

Marco Merlin disse...

Maurilo, sem querer ser daqueles chatos detalhistas, mas não custa contribuir: aquele instrumento de fole usado no tango é chamado bandoneón (vide Google). Nada que impeça que a música ouvida por vocês fosse mesmo tocada com um acordeão, mas acho pouco provável.
E que ótimo que a Sophia ouve tango! Bota Piazzolla pra ela viajar!

redatozim disse...

Marco, eu conheço a diferença, mas ela não. Pra ela, é tudo acordeão, tudo sanfona, percebe?

Se eu fosse explicar no post que lá eles usam bandoneón que é parecido com o acordeão, daí a semelhança de som por serem instrumentos de fole o post perdia a graça.

shikida disse...

eu acho que o importante é que ela percebe mais ou menos bem os timbres. É possível que ela associasse o tango à harmônica de boca, à escaleta ou ao acordeon, sendo que todos são instrumentos muito distintos, mas que usam internamente o mesmo mecanismo de palhetas, com extenso uso de acordes (daí o nome acordeon inclusive).

muito legal. Todos os dias, aprendemos alguma coisa com os insights das crianças ;-)

redatozim disse...

Acho q ela nao associa o tango a nada, Leo, ela ouviu pela primeira vez e ao identificar um som de acordeao (sanfona, bandoneon) remeteu ao imaginario dela que oferecia referencias de festa junina. E o babao aqui achou lindo.

shikida disse...

Mil perdões. Deixa eu me clarificar.

O que eu quis dizer é que a associação que ela fez entre sanfona e festa junina poderia ter sido feita com qualquer outro instrumento da mesma família (free reeds) e que não faria a menor diferença qual instrumento seria, desde que fosse da mesma família do bandoneon.

redatozim disse...

Ah, tá. Entendi agora, Leo, desculpe a burriça.

PC disse...

Radicaliza logo, Maurilão.
Sanfona.

redatozim disse...

é isso mesmo, PC

André disse...

Vou ouvir Carlos Gardel em homenagem à Sophia então! Hehehe!

Severino disse...

é isso aí legal!

redatozim disse...

Ela tá mais na onda do Piazzola, André rsrsrs

redatozim disse...

Valeu, Severino.