sexta-feira, janeiro 28, 2011

Fuck Yeah Diretor de Criação

Se você é publicitário, possivelmente acompanhou pelo menos superficialmente o fenômeno que foram as 24 horas de hype do Fuck Yeah Diretor de Criação.

Para quem não é da área ou não ficou sabendo, o FYDC era um site com perfis (incluindo foto) dos principais Diretores de Criação das agências de São Paulo e um espaço para fazer seu comentário, anônimo ou não, sobre os caras.

A primeira vez que eu vi o link, ontem cedo, foi por indicação do Cris Dias que ainda comentou: "Chances de dar merda: 101,3%".

O fim foi anunciado, um dia depois, pelo perfil do @fyeahdc no Twitter: "Egos de publicitários ofendidos derruba o ficha-limpa do mercado. É oficial, temos um case: Em 24h mais de 600 mil page views."

Na verdade, apesar de ser divertido ver os comentários de mortais que atiram pedras no Olimpo (e putz, como foi divertido enquanto durou), o fim da empreitada não foi apenas uma questão de "egos de publicitários ofendidos". Tem também algumas questões éticas que eu considero muito sérias.

1) As pessoas expostas ali não concordaram necessariamente com a utilização de seu nome e imagem em um site com esse perfil.

2) Os apedrejados tinham rosto e nome, mas os que atiravam pedras podiam se valer do anonimato.

3) Não havia espaço equânime para réplica por parte dos atingidos.

4) Os comentários eram muitas vezes de cunho pessoal, com ataques e ofensas que tinham a ver com uma série de outras coisas que não o papel da figura como Diretor de Criação.

Resumindo, ri muito do FYDC enquanto durou. Alguns comentários são verdadeiras pérolas que deveriam ser imortalizadas, outros são apenas recalque violento e inútil. O fato é que o site não tinha futuro. Não merecia ter futuro. Foi uma ação de guerrilha que, acredito, ainda vai ter algumas consequências pros autores, possivelmente gerar protestos (pró e contra) e filhotes pelo Brasil.

Uma coisa no entanto é inegável, a ação foi impactante. Aliás, foi tão impactante que hoje pela manhã, quando o @glodin colocou o tuitou "Fuck Yeah Diretor de Criação MG : http://t.co/Z6u91Ud", eu cliquei imediatamente para ver o bafão.

Resultado? Fui sumariamente rickrolled e tive que passar pra frente.



PS - Se você quiser ler um texto muito mais bem escrito e opinativo do que o meu, mas com o qual eu tenho alguns pontos de discordância, confira o que o Marcelo Reis escreveu no site do CCSP.




Direto na têmpora: Sunny - Dusty Springfield

4 comentários:

V disse...

Não consegui ver o site, não dá pra falar alguns nomes pra gente?

redatozim disse...

não lembro, V, e aí fico com medo de cometer injustiças. desculpe.

Rafael Camargo disse...

Eu tb perdi essa.. uma pena, acho que eu riria bastante como todo mundo fala.. haha.

@V -> O google ainda tem a página em cache e lá, embora não dê pra navegar e ler os comments, dá pra ver os "indicados":

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:RaqUaCWpZPIJ:fuckyeahdiretordecriacao.tumblr.com/+fuckyeahdiretordecriacao+tumblr&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

redatozim disse...

Valeu, Rafael, mas alguns DCs da lista foram bem elogiados, então o registro do nome apenas não dá tanto a medida da coisa.