quinta-feira, abril 23, 2009

Opinião e dever são coisas diferentes

Um conhecido meu extremamente religioso fez, há muito anos, um comentário do qual nunca me esqueci: "você pode discordar da igreja católica no que diz respeito ao assunto 'x'. É direito seu. Você pode discordar disso, mesmo sendo católico e aí começar em sua paróquia, em sua comunidade uma discussão que leve à mudança do assunto 'x'. O que você não pode é ignorar a determinação da igreja sobre o assunto 'x' e fazer o que bem entender. Ninguém obrigado a seguir esta ou aquela religião, mas se você escolheu, assuma."

Sei que religião é um assunto espinhoso, assim como o são política, ética, futebol, sexo, moral, enfim, uma penca de coisas. Mas esse foi um dos raciocínios mais lúcidos que já vi e que serve para praticamente tudo.

Na verdade, ia entrar aqui em um raciocínio longo, cheio de pontos importantes e conceitos polêmicos, por isso não seguirei adiante. Só acho que a discussão entre os juízes Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes só virou notícia porque foi barraqueira, com ofensas pessoais. O cerne da questão será esquecido em minutos, porque ninguém quer uma análise profunda, um estudo detalhado, uma informação que faça pensar.

Nós queremos (eu também) o dado fácil e curto, mastigado. A gente quer pão, circo e receber no fim do mês. Se rolar uma cervejinha, um cinema e sexo no meio do caminho, tá ótimo.

Mas também esse chiliquezinho pode ser só porque eu estou lendo 1984, do Orwell. Pode ser, quem sabe? Melhor não pensar.


PS1: gosto de discutir política com quem tem um ponto de vista diferente, mas é coerente. A gente se exalta, mas não se esfalfa. Boa, Joca.

PS2: para quem não leu nos comments, a resposta do joguinho do post anterior é: Sharon Stone, Al Pacino, Leonardo Di Caprio, John Herbert e Lima Duarte.




Direto na têmpora: Lloyd, I'm Ready to Be Heartbroken - Camera Obscura

4 comentários:

danny falabella disse...

eu não discuto pq sempre apelo hehehe então, sabiamente eu vou só até certo ponto. Mas concordo com vc que quando a discução é com alguém articulado, que mostra ao invés de impor, aí a coisa fica boa. Vale a pena. Qto aos juizes...shame..shame on them..

redatozim disse...

mas ainda acho que o Joaquim deve ficar de saco cheio de tanta palhaçada, por isso abriu a boca.

Mulher Objeto disse...

1984! E aí? Tá gostando? Esse livro MUDOU minha vida quando li há alguns abons aninhos... Me conta depois? Sério mesmo...

redatozim disse...

Eu tinha lido Admirável Mundo Novo do Huxley e A Revolução dos Bichos, Mulher Objeto, ams o 1984 tinha ficado pra trás. Tô gostando bem dele, viu?