quarta-feira, abril 08, 2009

Porco, o animal mais legal do mundo

O velho Vinicius de Moraes, que sabia das coisas de verdade, escreveu esse poema / música para o porquinho que merece ser citado, pelo menos em parte nesse post:

"Se quiser, me chame
Te darei salame
E a mortadela
Branca, rosa e bela
Num pãozinho quente
Continuando o assunto
Te darei presunto
E na feijoada
Mesmo requentada
Agrado a toda gente

Do rabo ao focinho
Sou todo toicinho
Bota malagueta
Em minha costeleta
Numa gordurinha
Que coisa maluca
Minha pururuca
É uma beleza
Minha calabresa
No azeite fritinha"


Só de ler esse trechinho a boca se enche d'água e as artérias se entopem freneticamente. A única parte macabra da canção é quando o Grande Otelo convida as crianças em tom amistoso para ir pro céu com ele e com a tia vaca, mas tudo bem.

O fato é que os porcos são criaturinhas maravilhosas. Que outro bicho tem aquele rabinho torcidinho, o focinho de tomada e ainda uma infinidade de alimentos deliciosos em si? Como já disse o Vinicius, muito melhor que eu, porco é sinônimo de mortadela, presunto, linguiça, torresmo, lombinho, costelinha e por aí vai.

Os brasileiros (e mais especificamente os mineiros) amam a culinária com base suína. Mas não somos apenas nós, os alemães, por exemplo, um povo racional, frio, mas que ama a comida e a bebida, criou o kassler, o eisbein e a minha perdição, o Käsekrainer (assim mesmo, com maiúscula, porque ele merece).

Quem lê esse blog há mais tempo, sabe que meu grande sonho é largar tudo e montar uma granja de porcos. Não faltam razões comerciais, afetivas e alimentares para tanto.

Por conta de tudo isso é que eu não escondo a minha mágoa com o Oscar, que em 1995 deu o prêmio de melhor filme para Coração Valente, mesmo tendo Babe, o Porquinho na disputa. Não sei se foi uma decisão kosher, uma decisão artística ou uma decisão política, mas nunca um animal tão joinha sofreu tanto preconceito. Tadinho.




Direto na têmpora: Sleep Alone - Bat for Lashes

12 comentários:

camila disse...

esse post tá uma perdição. amo vinicíus e amo um porquim no meu prato ahahaha. tortura!

redatozim disse...

nem me fala, camila, escrevi e quis sair correndo pra comer um pão de queijo com linguiça.

danny falabella disse...

Maurilo,
quer montar granja??prepara o bolso...e o nariz..hehehe é maternidade, berçario, teminação, é caminhão de milho, licensa ambiental, piscina de bosta (sim, temos que construir piscina de coco de porco ou se vc for mais poderoso um biodigestor). Matriz não sai por menos de 600, o reprodutor beira 1.000 (isso os mais em conta)...vacina, antibiotico, veterinário e o bicho come 2x por dia..ah, além do milho vc tem que ter a maquina de moe-lo...ah e não se esqueça..o preço do porco ta no chão e vc tem que ter um mercado que compre os pimpolhos quando atingem 90 kg (isso leva 3 meses)..

no mais, é melhor ficar só na curtição mesmo...a não ser que vc seja como a familia do João e ame suinocultura apesar dos itens acima. (o cheiro...o cheiro é terrivel....nada que lembre o perfume toicinho...)

redatozim disse...

Danny, eu tenho amigos com granja de porco (ou melhor, tinha) e nada me pareceu tão horrível assim, mas se você diz, acredito. Obrigado por destruir meus sonhos e um bom dia. Beijo.

danny falabella disse...

ahhh Maurilo... eu só queria ajudar...heheh olha, nem deve ser tão ruim assim (pra quem gostcha) se não a familia do joão em peso não teria suinocultura a mais de 20 anos. Eu, como boa amiga, só queria te mostrar as duas faces da moeda.;)

redatozim disse...

eu sei, danny, tava só brincando rsrs
valeu demais o toque, ams tbem, não tenho grana pra ser suinocultor. aiai.

O mundo de Sabrina disse...

Olha, já morei em SP e agora moro no Rio e, realmente, acho que tirando os alemães, nós, os mineiros, somos os que mais amamos um pelo porquinho... se for a pururuca então... água na boca!!! E outra: em lugar nenhum se acha, com a facilidade que se acha em Minas, um belo pedaço de barriga pra fazer torresmo! Eu peno pra achar por aqui, viu?
Beijos!

redatozim disse...

verdade inquestionável, sabrina, ninguém ama e nem faz tão bem a "culinária suína" como os mineiros. Só os alemães entram no páreo, mas em outra categoria.

ndms disse...

Porco, algo a curtir de longe, principalmente, quando são pequenos

redatozim disse...

vc é vegetariano, ndms, não conta.

zega disse...

enquanto isso eu aguardo o fim da quaresma pra voltar a comer carne. e falando em pedequê com linguiça, já comeu o da status?

redatozim disse...

Sabe que eu não sei, zega? Acho que não, mas como já tomei café da manhã algumas vezes por ali, pode ser.