sexta-feira, agosto 05, 2011

O manual

Leia o manual.

Entenda o manual.

Jogue o manual no lixo.

Se eu pudesse dar um conselho assim, sem pensar, na lata, seria esse.

O problema é que se eu refletisse um pouco mais, provavelmente não seria tão radical. Mudaria uma coisinha ou outra e daria um conselho leite morno com torrada quentinha.

E seria uma das piores coisas que eu poderia fazer.

Estou falando sobre comunicação e criatividade, mas poderia estar falando sobre muitas outras coisas das nossas vidas tão cheias de fórmulas, padrões, limites, regras, muros e placas.

Não pense você que eu sou contra as regras. Bobagem. Eu acredito, aplico e defendo muitas regras, mas sou um adepto maior ainda de conhecê-las bem e saber escolher a hora de quebrá-las.

Nós fazemos parte de uma profissão que tem o desafio diário de despertar as pessoas do seu torpor cotidiano com alguma mensagem relevante e criativa. Ok, nem sempre o motivo que as faz abrir os ouvidos para o que dizemos merece essa atenção, mas isso é outra discussão.

O que eu estou dizendo é que é uma lástima trabalhar com publicidade se não for para ignorar o manual e tentar algo novo de vez em quando e que é muito chato se convencer de que o caminho seguro é o melhor caminho.

Enfim, apesar de todas as desculpas que todos nós podemos dar, dormir agarradinho com o manual é simplesmente um grande desperdício de oportunidades.




Direto na têmpora: This love is fucking right! - The Pains Of Being Pure At Heart

2 comentários:

Rapha Garcia disse...

Pior do que trabalhar com publicidade e não ignorar o manual é trabalhar com publicidade, querer ignorar o manual mas o cliente é que gosta de dormir agarradinho com o maldito.

Isso sim é o mais lastimável!

redatozim disse...

Mas aí a decisão não é sua e não há muito o que fazer, Rapha.

Para mim, é pior quando é uma decisão sua.