segunda-feira, novembro 11, 2013

Frutas

Ah, minhas crianças, venho aqui lhes dizer que as frutas não nascem das gôndolas.


Venho contar como é bom catar amoras no mato e voltar pra casa inteiramente roxo, manchado até debaixo das unhas, com a roupa inutilizada, a barriga saciada e a alma lavada.

Como é bom aprender a usar uma faquinha inocente para “cascar” laranja sem estragar a casca e depois girar recitando as letras do alfabeto pra ver em que letra ela arrebentava. E essa letra, duvido que vocês saibam, crianças, seria a letra da pessoa com quem você iria casar.

Como é bom subir num pé de jabuticaba e ir “pocando” as cascas com os dentes e cuspindo os caroços no chão, deixando sementes de novas árvores e novas infâncias.

Como é bom ver as mangas “madurarem” quando chega a hora, comer o jambo oco e perfumado debaixo de uma sombra, torcer pra chegar o tempo de pitanga, fazer careta com a carambola roubada ainda verde da casa da esquina, gostar mais de um vizinho do que do outro porque na casa dele tem pé de ameixa japonesa.

Ah, minhas crianças, as frutas não são produtos em oferta, não brotam em bandejas, não vêm do outro lado do mundo a preços com muitos zeros. Isso são outras coisas.

As frutas, meus pequenos, são casca, caroço e caldos. São delícias lambuzadas, catadas, divididas, esperadas. São indicações e pontos de encontro “debaixo da bananeira”, “depois daquele lote que tem limão-capeta”, “a casa do Fulano é a que tem um cajueiro bem na entrada”.

Ou talvez não sejam mais isso. Talvez só existam descascadas e picadas no prato, na lancheira que vai pra escola, na gondola, na feira, no sacolão.

E se for assim, tudo bem, porque esse mundo não é mais meu. O meu ainda tem, e sempre terá, uma mão esticada, um corpo equilibrado, um olhar fixo na amora mais alta, aquela pretinha, madurinha, perfeita pra fazer o dia.
 
 
 
 
Direto na têmpora:  Sacrilege - Yeah Yeah Yeahs

2 comentários:

Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

Oi Maurilo! Quanta nostalgia por aqui. Talvez por isso um texto tão bonito e acolhedor...
Está parecendo comigo: nostálgica com minha infância que não sai nunca do pensamento e do coração. Eu também tive frutas e brincava mais com uma vizinha do que com outra... E lá tinha cidra, manga, goiaba vermelha, amora...
E essa goiaba vermelha fazia amizade com a goiaba branca da minha casa... Encostadas no muro, servia de ponte da minha casa para a dela...

São frutas muito "caras" da minha infância... Essas não acho nunca mais..

Beijocas mil... Adorei o texto no blog Na Pracinha! Viva os cachorros de asa!!!

redatozim disse...

Que bom que você gostou do texto, Bolinhas. Ou melhor, dos textos. Preciso atualizar mais isso aqui, senão deixo tudo no FB e nem todo mundo lê.
Obrigado!