quarta-feira, janeiro 18, 2012

Occupy e SOPA

Dois movimentos ganharam muito espaço na internet recentemente. Um deles, na verdade, ainda está por acontecer verdadeiramente.

O Occupy Wall Street foi um movimento que buscou questionar, protestar e tentar transformar o capitalismo através de uma ação de presença física em seu símbolo máximo que é Wall Street. O movimento ganhou outras cidades, invadiu a internet, mas, até onde eu sei, não obteve resultados concretos.

Sendo honesto, é um movimento de pressão que revela insatisfações, levanta questionamentos, mas acredito que só pode trazer mudanças práticas com a chegada de novos empresários e políticos com novas visões. Cabe ao povo votar, pressionar e aguardas. Fora isso, não há muito o que fazer.

Independentemente de concordar ou não com o movimento, ele é um tanto inocente em suas pretensões.

Ao contrário do Occupy, onde a insatisfação das pessoas comuns era a base, com a SOPA a batalha na verdade se dá entre algumas grandes empresas (Google, Facebook) e outras ainda maiores (Time Warner, CBS).

Outra diferença é que no caso da SOPA os boicotes podem ser eficientes, embora eu ache difícil imaginar que o Google irá parar de funcionar por causa da lei ou que as pessoas deixarão de ver filmes da Warner para protestar.

A propósito, eu sou contra a SOPA pelo poder que ela confere ao governo americano de proibir sites que sejam ideologicamente conflitantes com seus interesses sobre as mais diversas alegações. No entanto, para mim esta é outra batalha perdida. A vantagem é que pelo próprio espaço da guerra ser virtual, existe espaço para burlar a vigilância com soluções tecnológicas e outras artimanhas.

Se a SOPA vingar, como eu imagino que irá vingar, os direitos autorais terão vencido uma batalha contra a "liberdade" da internet, mas a guerrilha está só começando.




Direto na têmpora: Videogames - Lana Del Rey

4 comentários:

Fabrício César Franco disse...

Nem vou poder mais baixar, tão facilmente, o EP da Lana, depois da SOPA. Vamos ter que fazer listinhas de sites de guerrilha... rs rs rs

redatozim disse...

É tipo isso, exatamente como aconteceu com o fim do Napster.

Raquel (NY) disse...

Voces ai ainda conseguem burlar a vigilancia eletronica. Aqui se voce sequer tenta recebe uma cartinha ou telefonema dos "powers that be".
Ah, voce viu a Lana Del Rey no SNL sabado? Sinceramente eu nao consigo me decidir sobre ela. Por enquanto e so uma duvida sobre o que poderia ter sido e nao e.

redatozim disse...

É uma visão antiga em um mundo novo, ams realmente aí ainda é pior. Quanto à Lana Del Rey, ouvi duas ou três músicas dela e gostei bem, mas não vi no SNL. Dizem que foi péssimo.