terça-feira, novembro 30, 2010

João Ganhão

João Ganhão era um menino que não sabia perder.

No futebol, na bolinha de gude, no par ou ímpar, até mesmo na sala de aula, bastava alguém fazer alguma coisa melhor do que ele que o João Ganhão ficava louco e saía gritando, brigando, com raiva de todo mundo.

Por conta desse jeito esquisito, ele ficava cada vez mais sozinho. Também, quem ia querer brincar com um menino que não aceitava perder?

Pensando bem, era mesmo muito triste: ele que só queria ganhar acabava perdendo amigos, perdendo a diversão, perdendo a cabeça, perdendo a razão.

Mas tinha jeito de explicar isso pro João Ganhão? Não tinha. Era só alguém começar a falar que ele explodia:

- Vocês falam isso só pra ganharem de mim, mas eu sou o melhor em tudo, viu? EU SOU O MELHOR EM TUDO!!!

E a pessoa, pra ñao acabar brigando, ficava quieta e se afastava.

Só que um dia aconteceu uma coisa (e como acontece coisa nessa vida) que pegou o João Ganhão de surpresa. Apareceu na sala a menina mais linda que ele já tinha visto. Era uma menina moreninha, bem sorridente, dos cabelos cacheados e do narizinho bonitinho.

Assim que ele olhou pra ela, teve um frio na barriga e ficou vermelho, vermelho. Daquele dia em diante, tudo o que ele queria fazer era impressionar a garota.

Só que o único jeito que o João Ganhão conhecia para impressionar os outros era ganhando.

Por isso, se ela começava a caminhar para a fila da lanchonete, ele corria e entrava na frente. Se ela ia responder a uma pergunta na aula, ele levantava e respondia antes. Se ela estava jogando queimada ou vôlei ou brincando de pique-pega o João Ganhão entrava no meio e saía avacalhando tudo, tentando vencer de qualquer jeito.

E quanto mais ele se esforçava, mais distante dele a menina ficava.

Um dia o jardineiro da escola, que vinha reparando o João Ganhnao e a menina há muito tempo, chamou ele pra conversar.

- Tá triste, João?

- É... um pouquinho.

- Mas por quê? Eu tenho olhado você e nunca vi você ganhar tanto aqui na escola. Todo jogo que começa você vai lá e ganha. Não é disso que você gosta?


O João Ganhão, que não sabia o que responder ficou calado e olhando pro nada. Até que de repente apareceu lá longe a menininha linda e ele ficou vermelho na hora.

O jardineiro percebeu e então falou:

- Olha, João, eu vou te dar uma dica. Sabia que às vezes a gente acha que está ganhando, mas na verdade está é perdendo feio?


O menino olhou pra ele sem entender.

- Ó, por exemplo, tá vendo aquela menininha ali?


João abaixou os olhos sem graça.

- Pois é, quando ela chegou na escola, ela era louca por você, sabia? Todo mundo notava como ela olhava pra você. Pra falar a verdade, eu nunca vi ninguem tão apaixonado assim, sabia? Mas aí, o tempo foi passando e ela mudou, não mudou?

João abaixou a cabeça ainda mais.

- Pois é, será que pra ela nem tudo precisa ser uma briga, uma competição, uma disputa?

João Ganhão olhou pro jardineiro e saiu sem falar nada. Trancou-se no banheiro e alguns colegas juram que ouviram ele chorar até cansar.

No dia seguinte, a menininha estava chegando na fila do lanche e lá veio o João Ganhão correndo. Ela se encolheu toda e já estava pensando como aquele menino era mal educado quando ele parou, fez um sinal com o braço e deixou ela passar na frente dele.

- Tem certeza? - perguntou a menininha linda.

- Tenho - respondeu João - pode ficar na minha frente. Eu nem ligo de ficar em segundo...
Foi uma surpresa para todos. O João Ganhão mudou! Continuava disputando jogos, brincando, mas nem se importava mais com o resultado. Agora ele se divertia muito mais e a turma toda gostava dele outra vez. Até namorada (você sabem quem, né?) o João Ganhão arranjou.

E a partir daquele dia, o João Ganhão passou a ser só João. Um menino bacana, feliz, cheio de amigos que descobriu que quando a gente aprende a perder, a gente só tem a ganhar.




Direto na têmpora: Mimizan - Beirut

6 comentários:

Rute Faria disse...

Eu conheço muitos Joãos assim na mundo real.. rs. Lindo texto.

redatozim disse...

o texto foi promessa que fiz no almoço pra Sophia e tinha que cumprir, rute. bom q gostou.

PC disse...

Lá foi o projeto das Carmelitas descalças pro saco.
Sophia está apaixonada, aposto...

redatozim disse...

Ta nada, PC, os mesmos pretendentes de sempre. Go Carmelitas!

Camila disse...

Tem tudo pra virar um novo livro, hein...

redatozim disse...

Vamos correndo atrás de editora, Camila, e vendo no que dá.