quinta-feira, novembro 04, 2010

Médicos, planos de saúde e o meu saco.

Há dois meses agendei uma pequena cirurgia com o dermatologista. Seria para retirar algumas pintas problemáticas na região do pescoço com anestesia local, nada demais.

O procedimento seria amanhã às 16h30 e hoje ao meio-dia a secretária do médico ligou me avisando que ele havia cancelado o contrato com o Bradesco e perguntando se eu gostaria de manter a cirurgia assim mesmo.

Já sabendo da resposta perguntei:

- Sem problema, vai ser de graça, né?

- Não, o convênio não atende mais.

- Isso eu entendi, mas como o procedimento foi marcado há dois meses e só hoje vocês me informaram que não poderia ser feito através do Bradesco, imaginei que até por uma questão ética vocês fariam o procedimento pelo menos com o custo mínimo.

- É... infelizmente, não.


Encerrei com algum tipo de lição de moral em que chamava o médico de antiético, pouco profissional e mercenário, mas tudo com muito bom gosto, é claro.

O fato é que os profissionais de saúde fazem o que bem querem com os pacientes no Brasil. Tempos de espera absurdo nas consultas, exames com hora marcada que atrasam mais de uma hora, cirurgias canceladas sem consulta ou aviso ao cliente, enfim, uma pouca vergonha.

E se você é segurado, pior ainda, porque secretamente o profissional tem ódio de arranjar horário para um pobre coitado como você, sendo que poderia ganhar muito mais recebendo um ricaço que faz no particular.

Mas mesmo passando muita raiva, mesmo querendo dizer o nome do médico aqui e processar o filho de uma gansa até os ovos, ainda me tranquilizo quando penso que poderia ser muito pior. Eu poderia ter que usar o SUS.




Direto na têmpora: You're so dear to me - Breathe Owl Breathe

4 comentários:

Bruno Lemos disse...

É realmente um absurdo! Como se a culpa pelo desacordo entre o médico e o plano fosse do paciente, que é quem acaba sofrendo as consequências...
Sem nenhum julgamento, acho que tomar uma atitude contra isso é um ato de cidadania e ajuda a evitar que aconteça mais e mais vezes...

redatozim disse...

O problema é que me falta paciência para isso, Bruno. Às vezes eu prefiro perder a batalha e manter a sanidade.

Flavio disse...

Sem querer entrar no mérito desse caso em particular Maurilo, a generalização quanto aos profissionais da saúde me parecem injustas. Vejo a luta deles para ganhar menos que um pedreiro. sabe quanto ganha um pediatra por consulta? Nem queira. Da vergonha. Ninguem quer mais ser pediatra. Se for pediatra e novo e atende plantão. Filho pode correr é fria.Mais de 20 hospitais fecharam a pediatria em Bh sabia? Os que tem o fazem por Marketing. Prejuizo certo. E assim é em outras areas. O sistema está nas mãos dos planos de saúde que pagam uma miséria, obrigando os caras a consultas interminaveis,cansativas, rapidas, mal feitas. Paga-se 15 reais em uma consulta e a Unimed paga 1.000.000 por mês pro Fred ficar o ano todo parado. O sistema é uma vergonha e acho os médicos um dos menos culpados.

redatozim disse...

Froes, toda generalização é injusta. Dito isso, me desculpe, mas o que você diz só corrobora com a minha visão. A insatisfação com o que é pago pelos planos leva ao atendimento deficiente e quem sofre são os pacientes cada vez mais pacientes.
E não é um caso, são dezenas de atrasos, atendimentos apressados, procedimentos cancelados, etc.