Não sou especialista em português, na verdade, sou apenas razoável, mas ando intrigado com esta campanha contra a dengue.
"BH unido contra a dengue"? Tá certo isso? Eu achei que deveria ser "unida" e os revisores e redatores da agência concordam comigo. Será que tem algum motivo oculto pra esse sujeito masculino?
Não sei. Depois que eu descobri que a Nossa Senhora do Carmo é Senhora do Carmo, nada mais me surpreende. Se bem que no próprio site da Prefeitura de BH, o texto de abertura se refere à capital dizendo: "cercada pelas montanhas" e não "cercado".
Se alguém tiver uma justifica pra essa concordância esquisita, por favor, manifeste-se.
Direto na têmpora: Touch me I'm Going To Scream - My Morning Jacket
28 comentários:
Concordo que deve ser no feminino (porque é a cidade) mas tenho duas alternativas:
1) erro mesmo.
2) pra combinar com o "Horizonte" que é "Belo".
Pensando bem...
Não. Não justifica.
Pois é, Damine. É a cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, aí se diz "o meu Rio de Janeiro". Mas, Belo Horizonte? REalmente não achei justificativa pro masculino.
Eu também tinha reparado nessa campanha Maurilo. E o correto seria usar "unida" porque se refere em primeiro lugar à cidade de Belo Horizonte. E ainda numa segunda interpretação, o termo BH pode ser interpretado como representando a "população" da cidade. O que continua sendo um substantivo femino. Portanto, há sim um erro de concordância gramatical nesse texto divulgado.
Valeu, Raquel, você está ajudando alguém que se achava extremamente estúpido há até alguns instantes.
Como não sei as circunstâncias em que esta peça foi aprovada e que infelizmente todos estamos passíveis de erros, não vou julgar. Mas claramente vê-se que: ou não teve revisão, ou comeram mosca (acho que rolou a primeira opção). Mas enfim, dureza isso. Escola de Samba Unidos do purtuguêis.
Também não sei s circunstâncias e nem me interesso em descobrir ou apontar culpados, Danny, mas é dureza mesmo.
Sabe o que pode ter rolado? Só tiraram Brasil e inseriram BH sem prestar atenção na concordância. Será?
Não seria para concordar com o subtendido " o povo " ( BH, o povo ), unido....?
Não faz sentido, ndms. Não se subentende povo, mas cidade. O povo é belorizontino e não BH.
Dando pitaco nisso aí:
Na verdade, gramaticalmente não está errado.
"BH unido" pode se referir tanto à "Belo Horizonte", que é um termo masculino, como também ao município.
Provavelmente, a ideia era: "(o município de) BH unido contra a dengue."
Concordo que "(a cidade de) BH unida contra a dengue" soa melhor, mas a placa não está errada, pelo menos. rs.
Abraços!
Também me chamou a atenção. Vou no unida, com certeza.
Pois eh, Fabio, mesmo justificado nao eh o usual e acaba causando ruido na comunicacao (ou pelo menos estranhamento). O "unida" seria o logico.
Entaum vamos juntos, Ze Celso.
iiiih... isso entra naquelas interpretaçoes que dão abertura pra voce dizer qualquer coisa... voce pode entender que [o povo] de BH está unidO contra a dengue, por exemplo
no caso, nao da pra interpretar como [a cidade de] BH unidA, porque daria a ideia de que a cidade e separada em algum outro sentido que nao contra a dengue... e por ai vai.
(via Xalaskero)
Pois é, Gustavo, justificativas existem, mas imagina dizer "a minha Rio de Janeiro" com o argumento de que é a cidade. Não é o usual, não funciona e não fica bom, mesmo que não esteja errado.
Não se assuste se dizerem que é "licença publicitária", colega!... (rsssss)
Tá soando mal pra burro!
E acho que a gente nunca vai saber se foi intencional ou descuido, Rê.
Sim, sim, concordo plenamente com você, Maurilo.
O ideal seria usar "unida" mesmo. Apesar de que cai no mesmo caso do Rio de Janeiro comentado aí: o Rio, o Belo Horizonte. Mas o senso comum deveria prevalecer, que no caso é o feminino.
Só comentei porque tecnicamente não está errado, apenas foi uma escolha infeliz. Eu teria colocado "unida" sem nem pensar duas vezes! =)
Abraços!
Mas é isso mesmo, Fabio, pode até estar certo, mas parece coisa de gente que não é daqui.
Eu trabalho na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais na Coordenação de Publicidade. Discutimos muito sobre o tema e a conclusão que tivemos é que o Ministério deve ter aproveitado a peça "Brasil Unido Contra a Dengue" e colocado o BH na peça hehe. Vou verificar o que aconteceu. Acho que Unida ficaria melhor,mas vejo que Unido não é errado, levando em consideração o município de Belo Horizonte.
Mas Maurilo achei um bom tema para discutirmos.
Abração
Igor Marton
Igor, minha impressão também foi essa: só trocaram Brasil por BH. E repito o que eu disse, pode até não estar errado, mas fica claro que é coisa de gente que não é de BH. Pra nós, sempre o feminino é a escolha ao falar da cidade, né não? Abração, velho.
Certíssimo. Como as campanhas do Ministério são feitas em Brasília com certeza não pensaram no nosso público hehe. Fiquei curioso e vou tentar obter uma resposta deles.
Abração e tenha um ótimo dia.
Valeu, Igor, vamos esperar a resposta (se houver).
sujeito mais que oculto: povo
Não, Celsinho, povo não é sujeito mais que oculto, povo é um sujeito mis que fodido.
E "Salvador unido contra a dengue"? Não seria uma campanha mais cristã do q baiana? N sei o q o povo de Bsb pensa n...
Dá a impressão de que foi feito nas coxas, né, emmibi? Eu achei bem estranho isso.
Eu fico na dúvida é com a(s) CASAS BAHIA. Eles colocam os verbos no singular, mas meus ouvidos não gostam do som q ouvem. Está certo isso???
eles falam a csas bahia, suzana? nunca percebi, mas é esquisito mesmo.
Postar um comentário