Outro dia o Jarbas Agnelli disse, no Twitter, que achava o Twitter algo improdutivo. Deixando de lado todo o meu respeito pelo profissional que é Jarbas Agnelli, eu discordo dele monstruosamente (e tenho a impressão de que o Obama também).
Se o Agnelli quis dizer que o Twitter é contraproducente ou "time waster", eu posso até entender. Tem gente que usa mal qualquer ferramenta, desde o Youtube até o email e o Messenger, passando, por que não, pelo Twitter. Nem por isso sou eu quem vai dizer que o email ou o Youtube são improdutivos.
O fato é que o Twitter tem uma característica maravilhosa que é dar-se à utilidade que o seu dono escolhe. Se você só segue baladeiros e perfis de clubes e boates, seu Twitter terá uma função. Se você segue personalidades globais e perfis de fofocas, a função é outra. E se você segue profissionais que são referência em sua área de atuação ou perfis de notícias sobre o tema, a função é ainda outra.
Para a minha sorte, a TOM não apenas reconhece a importância do Twitter, como o utiliza muito bem para divulgar novas campanhas e o blog da agência. Mesmo sem acesso a números, arrisco a dizer que o Twitter é uma das maiores fontes de entrada no Tom Procê, mostrando-se uma ferramenta altamente produtiva no auxílio à formação da imagem da empresa.
O Twitter é uma rede social que tem um forte aspecto de rede de informação. Se o tema é cultura eu tenho acesso a Tom Waits (@tomwaits), Neil Gaiman (@neilhimself) e Vernon Reid (@vurnt22), por exemplo. Se o tema é esporte, recebo notícias via ESPN (@espn), Bill Simmons (@sportsguy33) e Boston Globe (@GlobeCeltics), entre outros.
Até aí, tudo bem, pode-se argumentar que isso não faz diretamente parte do meu trabalho, apesar de ser importante para a minha formação como indivíduo. Acontece que quando lidamos com comunicação, buscamos justamente pessoas que ofereçam um conteúdo diverso, atual e relevante para os mais diversos temas.
Mas se formos entrar na área profissional, aí é que o Twitter fica melhor ainda. Profissionalmente, recebo referências de campanhas, matérias relevantes, opiniões, insights e fico sabendo em tempo real o que se passa pela cabeça de figuras como Seth Godin (@thisissethsblog), Sandra Charan (@bubblychampers), Richard MacManus (@rww), Michel Lent (@lent), Suzana Apelbaum (@SuApelbaum), Ken Fujioka (@kenfujioka), Marcello Serpa (@Marcello_Serpa) e outros grandes profissionais do mercado.
Isso, para mim, é altamente produtivo. Antes do Twitter, estas informações, quando disponíveis, precisavam ser garimpadas na net com mais tempo perdido e resultados questionáveis.
Não estou dizendo aqui que o Twitter seja a ferramenta do futuro, nem que ele seja perfeito ou que não possa ser mal usado. O que eu estou dizendo é que o Twitter é hoje uma ferramenta importante em certas estratégias de comunicação e que oferece boas possibilidades para quem sabe usar. Quem nunca seguiu um evento bacana graças a uma hashtag no Twitter? Quem nunca planejou uma promoção na ferramenta de microblogging? Quem nunca conseguiu um contato profissional importante a que não teria acesso antes?
Quanto tempo vai durar o Twitter eu não ouso dizer. Nem ouso dizer que ele seja tão produtivo para os outros quanto é para mim. Isso é muito pessoal. Eu não uso o Orkut, por exemplo, embora tenha plena noção da importância e da imensidão de pontos de contato que ele oferece.
Talvez o comentário do Agnelli se referisse mais à experiência pessoal dele de uso e não ao meio em si. Pode ser, não seria a primeira vez que eu interpreto mal alguma opinião e nem será a última. Mas o fato é que o Twitter pode ser encarado como um espelho das buscas e dos interesses de cada usuário e, mesmo com um público que talvez ainda não seja tão significativo quando falamos de um país com quase duzentos milhões habitantes, é fonte de dados sobre tendências, comportamento online e interesses de uma parcela importante do público.
Improdutivo? Sorry, but I don't think so.
Direto na têmpora: Velouria - Pixies
8 comentários:
Murilaço,
Esse é um debate bem interessante. Eu era um crítico ferrenho do Twitter, com o tempo mudei de opinião e me encantei com possibilidade de me aproximar de opiniões das mais variadas áreas e dos mais variados lugares.
Mas nessa questão fico em cima do muro! O twitter já me ajudou de diversas maneiras, no pessoal e no profissional. O problema é que as vezes me perco diante da quantidade de informações e me sinto meio alheio a tudo.
Isso dá pano pra manga! Que tal um grupo de estudos?
E por falar em informação olha que massa o link abaixo. É o Press Kit de "Alice in Wonderland"
http://tinyurl.com/y9thhqr
Abç
Pegas
O press kit eu já tinha visto, Pegas. Fodaço. Agora, quanto ao volume, essa é outra grande vantagem do Twitter: você corta quem não dá conta de seguir. É só organizar de acordo com a sua necessidade. Mas realmente dá bons papos e boas discussões.
Eu confesso: se não fosse pelo Twitter, possivelmente eu não estaria aqui hoje, digitando essa resposta, neste computador da TOM.
Convenhamos, Maurilo, que se não fosse pelo Twitter, eu não teria sequer conhecido você naquele evento do Social Minas e até hoje eu estaria procurando um emprego após o término da Faculdade.
E não é só isso! Além dos contatos publicitários, poderia falar dos contatos fotográficos, musicais e radiofônicos que eu consegui apenas usando o Twitter!
Resumindo: eu sou eternamente grato ao Twitter, porque se não fosse por ele, com certeza eu não teria conseguido muita coisa em tão pouco tempo. E eu acharia bacana fazer um grupo de estudos, assim como o Gabriel sugeriu, para analisarmos a usabilidade do Twitter em si. Sei que já rolou um estudo sobre as mídias sociais lá na Academia de Ideias, mas acho que o Twitter consegue encher uma pauta de estudos sozinho.
Abraços.
Rapha, eu concordo com você que o Twitter seria uma ótima pauta pro Grupo de Estudos Tom, só não acho que eu seja o indicado pra falar.
Acho que vale a pressão aí.
a @CleoMorgause e a @RaquelCamargo são boas pessoas para falar sobre Twitter. A Raquel até falou lá no Social Minas, lembra?
De repente até funciona!
Indica pro Sorin, Rapha, acho otima ideia.
no twitter da ate pra tirar duvidas de viagem, gracas a boa-vontade de um @maurilo. ;)
depois quero feedback dos passeios, viu, mona?
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