Quem vive, já viveu ou já passeou por Belo Horizonte provavelmente já passou pela Avenida Nossa Senhora do Carmo. Agora, isso não vai mais se repetir, porque a Avenida Nossa Senhora do Carmo como a conhecíamos deixou de existir.
Por algum motivo que minha mente simplória não compreende completamente, a avenida agora é denominada Senhora do Carmo. Tiraram o Nossa. Bom, eu não sou um católico fervoroso, mas imagino que isso vá desagradar alguns mais religiosos.
Na verdade, além do simples fato de eu ser um velho resmungão, o que me incomoda é a forma como a mudança foi feita. Ninguém avisou. Não houve uma campanha pra dizer: "A avenida Nossa Senhora do Carmo agora é Senhora do Carmo. Ficou mais curto e melhor pra você."
Não, nada disso, começaram a fazer uma obra por ali, trocaram as placas de sinalização e fizeram toda a campanha dizendo que a Senhora do Carmo está mudando e tal. O imbecil aqui ficou tentando descobrir onde ficava essa avenida até que vi as placas e entendi que o nome mudou.
As dúvidas que ficam para mim são muitas: a Nossa Senhora de Fátima vai virar Senhora de Fátima também? A Consul Antônio Caddar vai virar Antônio Caddar? O motivo é só ficar mais curto ou tem alguma outra razão mais lógica?
Só sei que a mudança me irritou. Até porque, toda vez que ouço avenida Senhora do Carmo, só consigo pensar na Senhora do Destino. Diabos.
Direto na têmpora: May the living be dead - Flogging Molly
50 comentários:
Pois é.. Escrevo textos jornalísticos pra empresa de trânsito em questão e reparei que andavam cortando o Nossa de todos eles... Tb não entendi.. rs
Meu caro anônimo, acho que ninguém entendeu. É de uma pequenez risível.
pra mim, senhora do carmo é uma tia doidinha que ficava com uma boneca de plástico debaixo do braço, varrendo a grão mogol na altura da uruguai.
deve ser em homenagem a ela, zega. nessa bh tudo é possível.
Ixi...mudou o sentido...vai prestar não! Vamos fazer passeada pedindo a volta do Nossa!! hehe
ps. tem que ter um fundo em prol da Tita pra pagar minha passagem pra BH, hahahahah
O prefeito não deve ter conseguido renovar o contrato com Nossa Senhora.
vem e traz as panelas, tita, que nós vamos bagunçar esse coreto rsrs
A avenida sempre se chamou Senhora do Carmo. Nós, reles populares que a nomeamos como Nossa Senhora do Carmo, por causa da Catedral.
Anônimo 2 (ou será o mesmo anterior?), se for questão de pagar pra igreja, os bairros de BH vão mudar pra Lucas, Bento, Antônio. Eu mesmo moro no Lúcia.
Olha, Di, pode até ser, mas as placas de sinalização da rua, o catálogo de endereços, os correios e mesmo as contas de serviços públicos sempre vieram com Nossa Senhora do Carmo. Ou seja, na melhor das hipóteses, a burrice era anterior.
E outra, a Nossa Senhora de Fátima também sempre foi Senhora de Fátima?
Devem estar cortando referências religiosas, já que o Estado é laico e o prefeito é socialista. Ouvi falar que a Avenida Santos Dumont vai passar a se chamar apenas Dumont.
hahahahaha Avenida Dumont é foda, Gasta. E só pro Di ferreira entender o que eu digo, olha no site dos correios como a avenida é chamada http://www.correios.com.br/servicos/dnec/consultaLogradouroAction.do
se o contrato com a igreja for reincidido mesmo, será que eu continuarei morando no anchieta? ou será que eles vão mudar o nome do bairro pra algo do tipo.... “Ronaldo!”
huahuahuahuhauhauhau se o Anchieta mudar pra Ronal, você muda pro Tereza ou pro Efigência, Zega.
se o cruzeiro mudasse pra atlético seria ótimo
Cara, segundo a prefeitura, aquela avenida sempre foi Senhora do Carmo e agora eles estão voltando com o nome como consta nos registros...
É o que dizem pelo menos...
O jeito é falar: "Minha" Nossa Senhora do Carmo! ninguem vai aceitar isso a placa pode falar o que for a AV. vai ser Nossa ad eternum! kkkkkkkk
Tem coisa mais importante pra fazer na prefeitura?
disconcordo, pra mim continua nossa senhora do carmo assim como idéia continua acentuado, bem como mocréia, substantivo este que todos nós homens conhecemos BEM, mas juramos que não.
Já tem Cruzeiro e Jardim América, Zega, tá faltando mesmo só o bairro Atlético.
Mateus, eu acho que é verdade sim. O problema é que ao longo dessa história, a população adotou o Nossa como parte do nome e a municipalidade também, já que as linhas de ônibus, as placas de rua, as contas, os correios, etc,todos adotaram a nova forma.
Agora, com uma canetada motivada sabe-se lá por que, isso muda? Sem consulta e sem aviso?
Então tira o nome Mineirão das placas e coloca Magalhães Pinto, percebe?
Acho que foi, no mínimo, falta de sensibilidade.
Isso é obviamente um caso de falta de JOB (como diz @MrSamamba, micho). REcuperar o asfalto das ruas que é bom, nada, né?
Fecho com você, Alexandre, vai mudar o nome da mãe dele, pô.
è tb nao entendi o pq disso não, custei a perceber, semrpe entrava no site da bh trans pra ver o caminho mais proximo daki da avenida e nunca aparecia a avencda, so fui descobrir depois de ver a campanha onde fala que a prefeitura está melhorando as avenidas Senhora do Carmo e outra q nao me lembro mais, será q o prefeito é evangélico? hihiihih
Ou o papa está cobrando imposto em cima de todos os Nossas que existem? não da pra entender memso!
Pra mim, isso tem um dedo da Cacate.
Pois é, Bruna, esse viés histórico aí me parece uma bobagem tão grande e euma decisão tão despótica que eu prefiro acreditar na cobrança de direitos do Vaticano.
Verdade, helena, afinal, ela é a senhora do Carmo.
eu moro no Lucas...e tb não agrado muito a mudança de nomes...mas ainda acho pior quando vc passa a vida toda conhecendo determinado lugar e ai alguem muuuuito famoso morre e eles resolvem trocar o nome. Isso me irrita mais ainda..hehe
Será que a Senhora do Carmo um dia vai virar Nosso José Alencar, Danny?
Nuuu!
Don Oliva
Achei bem paia, don Oliva.
pensando bem, essa campanha da duplicação da nossinhora ficou tão ruim que não duvido que tenha sido falta de revisão de texto...
pra começar, a peça mostra - da esquerda pra direita - um latão, outro latão e um carro, mas a faixa exclusiva para ônibus é a do meio. ou seja, o carro tá no lugar errado.
no mínimo sofrível.
Zega, essa história já me fez tanta raiva que hoje eu vim pro trabalho via Prudente (é sério).
Diabos mesmo. Êta povo à toa, sô!
Esse povo precisa de um tanque e de uma trouxa de roupa suja, Rê, aí sossega.
Olha, Maurilo, de repente foi idéia de algum vereador evangélico, radical e acéfalo...
Sabe que aqui na Praia Grande, tem uma estátua imensa de Iemanjá e é o ponto de encontro de todos os umbandistas para o trabalho de Iemanjá no fim do ano... Pois um vereador evangélico, há alguns anos, não prometeu que ia lutar pela retirada da estátua?!
Santa ignorância.. rs...
Su, no início eu até pensei que fosse uma questão religiosa (como o absurdo da Iemanjá da Praia Grande), mas estou mais propenso a achar que é uma burrice ainda maior que a fé rsrsrs
Também não gostei da mudança e fico irritada ao escutar "Senhora do Carmo". Me parece alguma coisa relacionada a religião. Irrita a maneira como aconteceu.
E hoje de manhã ainda passei por lá e vi o pessoal polindo as placas novinhas com "Senhora do Carmo". Eita raiva, Izabella.
Maurilo, copiado do site do Jornal Hoje em Dia: "Acidente, falta de informação e reclamações do tempo de espera para atravessar a via marcaram o primeiro dia de mudança nas duas pistas centrais da Avenida Senhora do Carmo, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, que passaram a ter uma faixa exclusiva para ônibus. Até o nome correto da via gerou confusão. Há muitos anos oficialmente conhecida como Nossa Senhora do Carmo, a BHTrans afirmou que, de acordo com a planta da capital, o nome correto da avenida é Senhora do Carmo".
Pois é, Sandro, o fato é que o trânsito em BH é muito tranquilo, então sempre há tempo para inventar mudanças desnecessárias e trocar nomes de vias já abraçados pela municipalidade por outros sem nenhuma razão aparente que não uma verdade histórica ultrapassada.
Finalmente, encontrei a resposta para este mistério tão irritante! Todos os dias a mulher do MGTV fala "Agora, imagem da câmera da BHTRANS na Av. Senhora do Carmo" e eu ficava me perguntando onde é esta rua com nome de heroína de Aguinaldo Silva. Um, saindo do Pátio, parei pra conferir e a placa confirmava esse nome. Pensei..."eu sou um lezado mesmo...passei 5 anos chamando essa rua de Nossa...".
A rua era Nossa Senhora do Carmo, Mr. Od, seja pra você, seja para a própria BHTrans. Mas aí, mudou o prefeito, e pra mostrar serviço, você já sabe...
e eu que moro no Lourdes?? como vou fazer??
vou passar a morar no (...)???
Dona Lourdes, Fred, é mais respeitoso.
Também não sou católico praticante, mas isto está com cheiro de pincelada evangélica...
Se a moda pegar, como esse negócio de nome de santo não é muito evangélico, daqui a pouco o bairro onde se localiza aquela concessionária de automóveis vai passar a se chamar bairro apóstolo Pedro...
O motivo eu não sei se é esse, Anônimo, até acho que não, mas de qualquer forma, a coisa é de uma imbecilidade digna de nota.
Espero que nao tenha sido motivo religioso. Nao esta relacionado ao fato de ser catolico praticante, mas a mudanca e uma burrice e - caso tenha motivacoes religiosas, uma frescura e um radicalismo incomensuravel. do jeito que as coisas vao, daqui a pouco querem mudar o nome de Sao Paulo ou derrubar o Cristo Redentor,ja que ele e imagem nee?? HAHAHAHHAHA exageros a parte, achei idiota. Vamos fazer o Lourdes chamar Nossa Senhora de Lourdes, pra compensar - aqueles que vao com o mesmo radicalismo bocal pro lado oposto HAHAHAHHAHA
Anônimo, o que fica dessa história é uma certeza: a burrice humana não tem limites.
Pois é, a pequenês dos homens publicos acaba com a tradição. Depois de 50 anos resolvem tirar a Nossa. Acho que devemoms pressionar mais; não aceitar estas atitudes. Não elegemos este Prefeito para estas coisas.
Eu tenho quase certeza de que foi algum pequeno burocrata o autor da ideia, Emir. E aí ela vai passando, passando, ninguém fala nada e quando percebemos, pronto! Deu-se a estupidez.
Postar um comentário