Minha Sophia tem um bom ouvido musical. Não é nada excepcional, mas ela já liga o pandeiro instintivamente ao samba, a guitarra ao rock, o violino à música clássica e vai assim construindo seu arquivo de sons e suas correlações cada vez mais complexas.
Pois outro dia, ouvindo um tango, Sophia escutou um acordeão e, sem familiaridade com o estilo musical hermano disparou:
- Isso é música de festa da junina, né?
PS - Eu sei que o instrumento usado no tango é o bandoneón, mas como ele é um instrumento de fole e como aqui no Brasil dizemos acordeão ou sanfona, optei por valorizar a piada e não me concentrar nos detalhes. De qualquer forma, obrigado ao marco que percebeu e comentou a questão.
Direto na têmpora: Pretty ballerina - Eels
14 comentários:
Épico! Olha o lado bom: pelo menos ela não ligou o acordeão à música sertaneja! hauehaueh
Ainda não existe sertanejo pra ela, Rapha, mas um dia, infelizmente, vai existir.
Maurilo, sem querer ser daqueles chatos detalhistas, mas não custa contribuir: aquele instrumento de fole usado no tango é chamado bandoneón (vide Google). Nada que impeça que a música ouvida por vocês fosse mesmo tocada com um acordeão, mas acho pouco provável.
E que ótimo que a Sophia ouve tango! Bota Piazzolla pra ela viajar!
Marco, eu conheço a diferença, mas ela não. Pra ela, é tudo acordeão, tudo sanfona, percebe?
Se eu fosse explicar no post que lá eles usam bandoneón que é parecido com o acordeão, daí a semelhança de som por serem instrumentos de fole o post perdia a graça.
eu acho que o importante é que ela percebe mais ou menos bem os timbres. É possível que ela associasse o tango à harmônica de boca, à escaleta ou ao acordeon, sendo que todos são instrumentos muito distintos, mas que usam internamente o mesmo mecanismo de palhetas, com extenso uso de acordes (daí o nome acordeon inclusive).
muito legal. Todos os dias, aprendemos alguma coisa com os insights das crianças ;-)
Acho q ela nao associa o tango a nada, Leo, ela ouviu pela primeira vez e ao identificar um som de acordeao (sanfona, bandoneon) remeteu ao imaginario dela que oferecia referencias de festa junina. E o babao aqui achou lindo.
Mil perdões. Deixa eu me clarificar.
O que eu quis dizer é que a associação que ela fez entre sanfona e festa junina poderia ter sido feita com qualquer outro instrumento da mesma família (free reeds) e que não faria a menor diferença qual instrumento seria, desde que fosse da mesma família do bandoneon.
Ah, tá. Entendi agora, Leo, desculpe a burriça.
Radicaliza logo, Maurilão.
Sanfona.
é isso mesmo, PC
Vou ouvir Carlos Gardel em homenagem à Sophia então! Hehehe!
é isso aí legal!
Ela tá mais na onda do Piazzola, André rsrsrs
Valeu, Severino.
Postar um comentário