Sou cliente do Banco Real desde 1991. Já fiz financiamentos, já contratei um seguro de vida, já peguei empréstimos, já investi, já tive conta de pessoa física e de pessoa jurídica, já passei por uma mudança grande com a chegada do ABN e agora, pela primeira vez, estou decidido a deixar a instituição.
Na verdade, meu problema não é com o Banco Real, que construiu comigo uma relação de 20 anos e conquistou minha fidelidade. Meu problema é com o Santander, o banco que está jogando estes 20 anos no lixo.
O site do Santander funciona quando bem entende, os sistemas ficaram mais confusos, as máquinas de auto-atendimento pioraram, enfim, não houve um único benefício após a mudança.
Hoje, por exemplo, tentei agendar o pagamento do financiamento do meu carro para o dia 25 de abril via site e fui informado da impossibilidade de realizar o agendamento.
Fui a uma agência e tentei as máquinas de auto-atendimento: erro.
Liguei para o atendimento telefônico e fui transferido para a parte de financiamentos do Santander.
Sem conseguir resolver, argumentaram que precisaria entrar em contato com a Aymoré, em um número de São Paulo.
Liguei para a Aymoré, mas indicaram que a solução estaria na Financeira Renault.
Entrei em contato com a Financeira Renault (parte do Grupo Santander) e me disseram que o problema estava no banco.
Voltei a ligar para o atendimento telefônico do Santander que acusou um problema sistêmico e me orientou a tentar o agendamente via internet.
Ou seja, praticamente 6 horas e algumas úlceras depois, voltei ao ponto de onde saí.
Mas se você acha que parou por aí, engana-se. O perfil do Santander no twitter me interpelou bastante friamente sobre qual seria o motivo da minha insatisfação e me chamou sabe como? De Maurílio, mesmo que meu perfil fosse @maurilo.
O Santander é o anticase de branding, é a demonstração clara de que 20 anos de construção de uma marca podem ser jogados fora por alguns poucos meses de incompetência.
E, sim, é incompetência pura. Se eu desconfio que certas empresas responsáveis pelo trânsito de determinadas capitais agem de qualquer jeito por pura sacanagem ou simplesmente porque estão pouco se fodendo, não tenho a mesma impressão do santander. É falta de competência, de organização, é simplesmente falta de qualidade para fazer melhor.
Por tudo isso, depois de 20 anos estou mudando. Alguém me indica outro banco?
Direto na têmpora: What a beautiful day - Levellers
42 comentários:
Maurilo, o Itaú foi feito pra vc também. hehe!
Eu tenho alguns pra não indicar: Bradesco e Itaú.
Uai, estamos analisando, viu, Digão? É uma ótima opção.
Opa, contradisse o Digão, Helena.
Recomendo o Banespa, muito bom.
Banespa em MG tem pouca agência, Glauquito.
Eu também estou extremamente insatisfeito com a mudança, especialmente com instabilidade e os erros óbvios de segurança do Internet Banking.
Por exemplo: pra que diabos eles colocam um teclado virtual se você tem que digitar a mesma senha no teclado comum para confirmar qualquer operação? A única razão é "para deixar mais fácil pro keylogger roubar você, ué!".
Maurílio, sou eu que tuito no perfil do Santander. Aí pode né? hehehe
Exatamente, muriloq, quando o assunto é site a piora fica ainda mais óbvia e crítica.
Pois é, Íglêide, só se fosse conhecido mesmo.
Maurilo, vc vê minhas reclamações tb no facebook, sou cliente desde 1996 e nunca tive problema. possuo conta juridica e fisica no Santander na marra. nos fizeram engolir esta porcaria de banco que, como vc disse, está jogando anos de excelente trabalho do Real no lixo. tb penso seriamente sair. mas me da uma preguiça...tb aceito sugestões. se me der licença, vou repostar seu blog. vc disse tudo que tava entalado na minha garganta. e lembrei que agendei um pagamento (como fiz a vida toda no Real) e eles simplesmente não efetuaram o agendamento! tive que pagar juros! ODIO.
Pode usar sim, Danny. Fique à vontade.
Eu sempre fui cliente do maior banco do brasil e nunca tive problema.
Oi Maurílo.
Sou cliente do Santander a mais ou menos 2 anos e em td esse tempo não posso reclamar. É claro que mudanças demoram certo tempo para funcionar de fato, mas creio que quando a junção dos dois bancos for finalizada você também será um cliente satisfeito. Não tenho nenhum interesse em defender o banco, mas é que realmente sou uma cliente satisfeita. Sempre tive atendimento de qualidade quando precisei, nunca tive problemas com a segurança do Internet Banking e nunca precisei usar o teclado para confirmar senha ou qualquer outra coisa. Pode ser que isso seja uma opção especifica pra quem era Real. Mas é claro que cada pessoa tem uma visão diferente. Acho que vale a pena dar mais um tempo pra ver se as coisas se ajeitam.
=D
Obs. Adoro seu blog. Assisti a sua palestra na faculdade e achei o máximo
Não sei a que banco você se refere, anônimo.
Vanessa, na passagem do Real para ABN Amro Bank não houve esse stress. Infelizmente o Santander não me deu um único motivo para não considerá-lo irremediavelmente incompetente.
Obrigado pelos elogios, viu? Beijo.
Que tal NÃO conseguir fazer uma transferência. Tudo bem que isso é coisa de outro mundomas...
Nada me surpreende nesses caras, Leo.
Oi,
Não tenho nenhum para indicar, infelizmente. Mas tenho uma lista grande de amigos que também estão muito insatisfeitos com a fusão com o Santander. Bem que todos podiam trocar de banco.
Meu marido também teve um problema para pagamento do cartão de crédito mês passado. E, simplesmente, eles não computaram o pagamento (feito por tel. após passar o dia inteiro tentando). Esse mês veio aquela conta de juros. Ainda bem que não precisamos reclamar muito para resolver o problema.
Beijos
Eu estou realmente sem rumo, Mariana, talvez o Itaú seja minha escolha, mas até o final do ano, mudo de banco. Certeza.
Eu pedi um novo cartão Satã-der e fiquei TRÊS MESES esperando. Tinha que ficar na fila do caixa com identidade na mão pra pegar dinheiro. Nesse tempo, não houve DOIS atendentes que falassem a mesma coisa. O último absurdo que ouvi foi que eu tinha que buscar o cartão no correio! "Qual agência de correio?" A resposta: "QUALQUER UMA!" Juro! Vou tentar o B.Brasil, que tem pra todo lado.
Ticha, eu já tive muitos problemas com o BB, mas meu grau de insatisfação chegou um ponto que até lá é uma opção para mim agora.
Nunca tive conta no Real ou Santander, mas a imobiliária que cuida do apartamento onde moro tinha conta no Real. Por dois meses seguidos eu não recebi o boleto do aluguel, por causa da aglutinação dos bancos.
Sou cliente do Banco do Brasil desde 2003, e sou super satisfeito com o banco.
Eu lidei com o BB durante os 11 anos que meu s pais estiveram fora e o comparava com a menstruação: uma vez por mês me deixava nervoso, irritado, com vontade de chorar. Agora, depois do Santander, tenho vontade de volltar ao BB, Gastão.
O Banespa não existe mais faz tempo. Virou Santander. E já era uma merda antes de ser vendido.
Por isso eu não entendi a porra da sua piada, roedor de pupunha dos infernos.
Eu tenho conta na Caixa por pura obrigação. Então só posso lamentar o ocorrido. Por mim, viveria sem bancos e cartões de crédito. Que utópica...
Teu blog é muito bom :D
Também queria essa utopia, Sakana-san.
Obrigado, Vanessa, estamos trabalhando para melhor servi-la.
Vou ficar de olho nesse post e pegar carona nas sugestoes. Eu e meu marido tambem temos conta no Real/Santander (clientes "Van Gogh", grande merda) e ha meses estamos sendo solenemente ignorados por nossos gerentes, que atendiam direitinho quando o banco era Real. Ja ameacamos contatar a Ouvidoria, o BACEN, e nada. Ha nao sei quantos meses nao temos acesso ao internet banking e nao recebemos extrato bancario. Minha esperanca e que coloquem nosso nome no SPC quando as contas nao tiverem mais fundos para pagar a taxa de manutencao mensal, ai pagaremos na mesma moeda, processando essa porcaria. Detesto platitudes e lugares comuns, mas esse e mais um exemplo de que o Brasil e um pais sem lei.
Também sou Van Gogh, mas depois da mudança fiquei me sentindo um pintozinho de parede qualquer, Raquel :P
só o Gláucio pra me fazer rir disso tudo..kakakkaka
O Glauquito é triste, Dan.
Também sou cliente Real desde 1997 e nunca havia tido nenhum problema com eles, e ainda não tive nenhum problema sério com o Santander. Ontem, coincidentemente, foi a primeira vez que precisei ir à uma agência para fazer uns TEDs, e fiquei chocada com a falta de profissionalismo: é uma agência novinha na Barão, quase Raja, e todos os gerentes e caixas vão almoçar na hora do almoço! Ou seja, na hora que o movimento tende a ser maior, uma vez que ali perto, só empresas e afins. Resultado: gerente que não sabe encontrar um fundo de investimento, caixa cuja senha não permite certas operações e quase uma hora pra realizar três operações básicas. Ainda não é o fim do mundo, mas minha tendência é usar cada vez mais o Itaú, onde meu salarinho é depositado todo mês.
Tomara que você fique só nisso, Eliz. Boa sorte.
Maurilo, acho que você já tomou sua decisão, né? Apenas acrescentando, trabalho com o Itaú há 10 anos, e não tenho NENHUMA reclamação. Juro. O bankline é ótimo e seguro, o mobile é ótimo e seguro, o atendimento sempre foi legal. Tá, eu quase nunca vou à agencia, então não vejo as filas, mas um banco que resolve tudo da sua vida financeira sem você precisar ir à agência merece ou não merece ser chamado de bom banco?
Boa sorte aí.
Bj.
Fernanda, acabei de abrir hoje a minha conta no Itaú. Agora é torcer. Beijo.
Itaú NÃO! Além de ser uma porcaria igual ao atual Santander (também era cliente do Real) o Itaú é o banco que pratica as maiores taxas de administração do mercado. É só facada toda hora. Fujam do Itaú! Ruim e caro.
Agora já foi, Juliano, sou Itaú desde pequenininho.
Vi seu post pelo FB. O Itaú Personnalite é ótimo. Aqui em casa temos duas contas: uma no Itaú e outra no ex-Real. A diferença é gritante. Quanto a ser cliente de banco estatal é roubada: adoram greve e não têm compromisso com resultado. Como o fim do mês e o emprego são garantidos por concurso, o cliente é apenas um detalhe
Eu estou nesse mesmo esquema, PRG, Santander e Itaú. Concordo com você.
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