segunda-feira, março 14, 2011

Zona de conforto

Outro dia uma pessoa que respeito muito me mandou um email e usou a expressão "zona de conforto" em uma situação que considerei bastante infeliz.

Até aí tudo bem, eu vivo usando expressões mal colocadas em todo tipo de situação, mas aconteceu que eu peguei birra da tal "zona de conforto".

A verdade é que "zona de conforto" está virando um daqueles eufemismos corporativos que tanto irritam a gente e eu, como velho resmungão que sou, não posso me furtar a fazer a velha brincadeirinha que todo mundo já recebeu por email mostrando o verdadeiro significado das coisas.


O que é dito
A equipe precisa estar preparada para sair da sua zona de conforto.

O que significa
Alguém aí trouxe vaselina?



O que é dito
Você precisa ser mais proativo.

O que significa
Eu não te pago pra passar o dia inteiro no Facebook.



O que é dito
O mercado de publicidade mudou.

O que significa
Aumento? Nem fodendo.


A verdade é que me parece haver hoje uma verdadeira luxúria por essas palavrinhas que não dizem o que querem dizer. É uma vontade de inventar adjetivos e substantivos pra significar as mesmas coisas de sempre, mas soando como se estivéssemos inventando a roda.

Enfim, eu sou um velho (indivíduo da melhor idade) resmungão (com foco em questionamentos) e o que mata é essa preguiça de sair da minha velha e ensebada zona de conforto.




Direto na têmpora: The lights go down - Electric Light Orchestra

17 comentários:

shikida disse...

não se esqueça de incluir na lista de palavrinhas:

[1] qualidade
[2] inovação
[3] agilidade
[4] satisfação
[5] flexibilidade
[6] colaboração
[7] empreendedorismo

;-)

redatozim disse...

And the list goes on and on, Leo.

helena disse...

- sinergia
- feedback
- diferencial/ado/ação
- redução de custos
- otimismo moderado
e blá, blá, blá

Marco Merlin disse...

Eu estava comentando outro dia mesmo com colegas de trabalho sobre o irritante discurso da "proatividade". Nos meus ouvidos, isso sempre soa como: "eu preciso que você faça coisas para as quais você não é pago e que estão além da sua função, sem esperar receber mais por isso."

shikida disse...

isso pq, quando vc foi contratado, vc falou que "gostava de desafios" :-)

redatozim disse...

...and on, and on, helena...

shikida disse...

imagina o diálogo

cliente - vc gosta de desafios?

garota de programa - com desafio é R$ 200 mais caro

é o que falta ao mundo corporativo. Regras claras.

;-)

redatozim disse...

A definição é prefeita, Marco. É o velho "vestir a camisa", que significa: "você age como alguém apaixonado e eu continuo agindo como patrão".

redatozim disse...

é isso mesmo, Marco: "olha, com quebra de paradigma eu não faço não, querido".

shikida disse...

"não quebre o paradigma. Use camisinha" ;-)

redatozim disse...

Paradigma que mamãe passou talquinho vagabundo nenhum passa a mão.

shikida disse...

"não chore sobre o paradigma quebrado pq ele não move moinhos"

Gastão disse...

Eu tenho birra é da expressão "você precisa rever seus conceitos", quando dita por imbecis absolutos.

Quando a argumentação chega num ponto de discordância, o imbecil relincha a famosa frase, "é, você precisa rever seus conceitos..." e faz cara de piedade e superioridade.

redatozim disse...

hahahahahaha é Gastão, a forma mais sutil de dizer: "o burro é você"

shikida disse...

e tem também o slogan mais vazio de todos os tempos

"X é UM NOVO CONCEITO em Y"

que geralmente significa o contrário

"X é Y"

Unknown disse...

Expertise...inteligencia corporativa, grandes players do nosso mercado...bahhhhhhhhhhh!

redatozim disse...

um blablabla danado, micho