Estou lendo The Basketball Book, do meu escritor esportivo favorito, Bill Simmons. Logo no começo do livro, em uma entrevista com o grande Isiah Thomas, Bill Simmons recebe do craque o segredo do basquete: "it's not about basketball".
Segundo eles, basquete é menos sobre talento para o esporte e mais sobre comprometimento, envolvimento, capacidade de extrair o melhor do companheiro e de abrir mão do individual para o resultado coletivo. Bird, Magic, Jordan, Isiah, todos souberam fazer isso como jogadores.
Eu nunca achei que a resposta para fazer boa comunicação estivesse nos anuários, embora entenda que seja ótimo utilizá-los como referência técnica. Quanto mais eu penso nisso, mais eu chego à conclusão de que publicidade é, a cada dia mais, uma profissão menos para quem domina o software e mais para quem entende pessoas; menos para quem escreve bem e mais para quem gosta de arriscar; menos para quem analisa números e mais para quem visualiza rumos; menos para quem curte falar e mais para quem sabe ouvir; menos para quem adora anúncios e mais para quem é louco por comportamento.
Enfim, publicidade para mim é sobre um monte de coisas, but it's not all about advertising.
Direto na têmpora: Smoke on the water - Señor Coconut
4 comentários:
Concordo demais também. Acho que é mais uma profissão pra quem quer fazer um mestrado em sociologia e menos pra quem acha que pós em marketing é o que há.
É importante saber tudo que está rolando no mercado mas, definitivamente, para o publicitário, publicidade não é o combustível.
É isso aí, publicidade não se retroalimenta de publicidade, Zé.
Bem, a voz da experiência sabe como são as coisas...
É só uma opinião, ndms, tenho certeza de que alguns discordam.
Postar um comentário