Eu nunca tinha ido a Tiradentes "fora de temporada". A primeira visita foi durante uma das primeiras edições (segunda, se não me engano) do Festival de Cinema, depois estive com Fernanda no Festival de Gastronomia e a terceira vez passamos o Reveillon lá.
Agora, chegamos em uma terça-feira e ficamos até sexta. Cidade vazia, Sophia conhecendo o local e adorando, boa comida, clima gostoso, tudo perfeito. Quer dizer, tudo perfeito enquanto você está lá.
A verdade é que chegar e sair de Tiradentes para quem vai de Belo Horizonte é um suplício. O trecho entre Conselheiro Lafaiete e São João Del-Rei é um teste para os nervos de qualquer motorista.
Bom mesmo deve ser para quem tem helicóptero, quem viaja de avião ou para quem já tem acesso aos exclusivos serviços de teletransporte da Estrada Real. Para nós, pobre mortais que nos locomovemos de carro, ônibus ou moto é um suplício digno de Tiradentes.
Direto na têmpora: Jewel - Bombay Bicycle Club
16 comentários:
acho este trecho entre ouro preto e lafayete uma das vergonhas de Minas. Alías ano passado ao passar na divisa com a Bahia(Nanuque- Teixeira de Freitas) senti um orgulho paulista de ver que a estrada acabava quando chegavamos a Bahia. Coisa de estado pobre, sem estradas decentes, pensei. Esse ano deu vontade de enfiar a cara na terra. A parte baina um tapete e a nossa um campo minado.
Oi Maurilo .. como tems casa em são João Del Rei .... posso falar da larga experiência de 35 anos fazendo esse trajeto.
Sempre vamos pela entrada de Murtinho ... passando por Lagoa dourada ... a cidade do rocambole (delicioso por sinal)
A estrada está ótima ..e sem buracos ...
Quem sabe da próxima vez vc faz este caminho
Entra ano e sai ano as estradas de Minas continuam envergonhando a gente, Flavio.
Souza, quem não é da região como você segue o caminho infeliz mesmo da Estrada Real (que também passa por Lagoa Dourada, graças a Deus). De qualquer forma, valeu a dica.
A estrada de que o Souza falou é a mesma que você pegou, Redatozim. Murtinho (Joaquim Murtinho) é o bairro de Congonhas que fica no trevo da 040 com a estrada de São João.
Essa estrada realmente é complicada. Estreita, poucos pontos de ultrapassagem e, de uns tempos para cá, cheia de caminhões. Merecia um cuidado melhor, dado o apelo turístico da região.
Não entendi a que o Flávio se referia com "trecho entre Ouro Preto e Lafaiete". Se era à Estrada Real, que passa por Ouro Branco, eu discordo. A estrada é estreita, mas está boa (passei por lá duas vezes nos últimos 10 dias). Se era ao trecho de 040 que vai do chamado "trevo de Ouro Preto" (que na verdade fica a 70 km de lá) até Lafaiete, concordo parcialmente. É uma estrada razoavelmente boa, larga, mas que freqüentemente está cheia de buracos. Passo lá 6 vezes por mês. De uns tempos para cá ela tem estado boa.
Quanto ao trecho que vai da 040 ("trevo de Ouro Preto") até Ouro Preto propriamente dita, passei por lá 10 dias atrás. Achei muito estreita, dada a importância turística da região.
Gasta e Souza, se a estrada entre Lafaiete e Tiradentes é realmente essa, ela é um lixo. Esburacada, estreita, cheia de caminhões e de obras (de final de mandato).
Realmente, entre Ouro Branco e Ouro Preto achei a estrada boa, mas do trevo da BR até Lafaiete é bem ruim, com caminhões demais, inclusive com fila para entrada em Belo Vale (acho que é Belo Vale mesmo).
Poxa, estamos falando da saída para o Rio de Janeiro e para a terra do ex-governador que é um dos maiores pontos turísticos do Estado. Eu achei lamentável.
Bom, concordamos que a estrada entre Murtinho e Tiradentes é ruim.
Quanto ao trecho entre o trevo de Ouro Preto e Lafaiete, acho que minha opinião é um pouco enviesada. Como disse, eu passo por lá pelo menos 6 vezes por mês, já peguei o macete da estrada, e já convivi com ela em situação muito pior. Ela realmente é lotada de caminhões, mas pelo menos tem 2 pistas o tempo todo (exceto nas pontes e trevos), o que possibilita ultrapassagens.
E a entrada de Belo Vale merece um parágrafo à parte. Principalmente para quem volta para BH. Realmente há fila de caminhões do lado ESQUERDO da pista, e o canteiro central "surge" de repente, próximo à entrada da Vale (antiga Ferteco). Já bati nesse canteiro 2 vezes.
O ponto mais "famoso" da estrada é o Viaduto das Almas, prestes a ser desativado. Mas outro ponto crítico é o chamado "Ribeirão do Eixo", próximo dos quilômetros 584 a 588 (pouco antes do Viaduto das Almas, para quem sai de BH). Vive acontecendo acidente por lá.
Gostei demais foi da Fernão Dias, viu? Fui a São Paulo de carro 2 semanas atrás.
Média de 100 por hora na estrada, na maior tranqüilidade, sem forçar, sem sustos.
São 8 postos de pedágio, a R$ 1,10 cada. Achei um preço bem razoável.
Detalhe: eu fui numa quinta e voltei numa terça. Não sei como é em dias de maior movimento.
E tanto na ida como na volta eu vi engarrafamento do outro lado, por causa de acidente.
Não sou freqüente nessa estrada. Posso ter dado sorte. Mas a amostra que eu peguei foi bem boa.
A Fernão Dias é show mesmo,
Gasta, e a própria 040 depois de JF é bem boa. O problema maior é o trecho de BH a Barbacena, que inclui todos esses malogros que você citou. Além, é claro, da tal estrada do Murtinho que é a própria filial do inferno.
Também sou frequentador assíduo destas estradas e infelizmente a gente acostuma.
Pega alguém de Brasília, Goiânia e solta na 040,
eles ficam horrorizados.
A 040 é boa a partir de Barbacena, isso mostra a força política da região.
E o pior eh q eu me lembro de um governador dali de perto de Tiradentes faz um tempinho, neh Rafinha?
Amigo Maurilo, o bom dos caminhos difíceis é que só os persistentes chegam ao fim, e só os poetas relatam as desventuras neste caminho. O bom disto tudo é poder reclamar. Grande Abraço. Mazza
Ah, Mazza, reclamar só é bom quando há motivo mesmo. Tirando isso, é um saco.
A matéria de capa da Super de abril foi muito boa. Aprendi, diferente dos tempos de colégio, quem foi o cara..:P
Falo do Tiradentes, não o local, rsssssss
A cidade eh lida, Tita, jah o cara (com ou sem barba) eu nao sei. Rsrsrs
Postar um comentário