Dicas que valem mais para os "criativos", mas que todo mundo pode dar uma fuçada.
1) Você não é Deus.
Na verdade você é um profissional como qualquer engenheiro, contador ou médico, sendo pago para fazer bem o seu serviço. Pode ser brilhante na sua área, pode ganhar muitos prêmios da sua área, pode até ser referência na sua área, mas acredite, fora da sua área tem muito pouca gente se lixando pra isso. Sendo assim, faça o melhor que você pode e seja o melhor profissional possível, mas não se imagine melhor ou mais importante do que você é.
2) Nem sempre o cliente está errado.
O publicitário costuma inverter a máxima "o cliente tem sempre razão" para "o cliente nunca tem razão". Nenhuma das duas é verdade absoluta. Se o cliente está errado, brigue e questione. Se ele está certo, seja humilde e admita, mesmo que isso te faça sentir menos "genial".
3) Cuidado com os saudosistas.
Vão te dizer que a publicidade antes era melhor, que não temos mais o respeito que tínhamos, que os tempos românticos eram melhores. Balela. Seu tempo é esse e poucas vezes pudemos ser tão transgressores e interagir tanto com as pessoas como hoje. Aprenda com o passado, mas não fique preso lá.
4) Ser inovador só não é tão bom quanto ser pertinente.
Eu adoro coisas novas e adoro pensar em formas de utilizá-las em uma campanha. Acho bacana demais usar novos meios e novas tecnologias de forma pioneira e inusitada. Só tem um detalhe: se não falar com quem você precisa falar, se não couber na verba que você tem e se não passar a mensagem que precisa ser passada, não serve.
5) Seja excelente no que faz e interessado no que não faz.
A torre de marfim caiu, baby. Quando menos você sabe sobre as outras áreas da agência e sobre o que vem acontecendo no mundo, menos útil você é para a equipe.
6) A internet não vai matar a TV.
Pelo menos não tão cedo. A internet ainda vai crescer muito e mídias sociais terão um papel fundamental na sua carreira, mas as mídias tradicionais (pelo menos algumas) ainda continuam existindo. Então, antes de fazer campanhas geniais unindo twitter, televisão e facebook, prepare-se pra criar muito folhetinho e cartão de natal.
7) Ouça.
Existe uma chance remota de que você seja um gênio da propaganda que já nasceu pronto, mas a grande probabilidade é que você tenha que aprender muito com quem está ralando na área faz algum tempo. Então, ouça. Entenda o que eles dizem. Se discordar, saiba porquê. Se concordar, aplique. Se puder melhorar, contribua.
8) A culpa não é do mercadinho.
Mercado pequeno é difícil? É. É um saco trabalhar com clientes sem verba e gerentes de marketing sem visão. Mas lembre-se, sempre tem gente que faz coisas bem legais nesse "mercadinho" e eu não conheço ninguém que fosse um bosta aqui e que tenha se tornado um gênio só porque mudou pra São Paulo. Seja bom onde quer que você esteja e pronto.
9) Publicidade dá dinheiro. Ou não.
É como no futebol (guardadas as proporções): se você joga em um grande clube, é verdade; se você disputa a Série C do campeonato acreano, não.
10) Goste de mudar.
Nada muda tão rápido quanto a publicidade e nada fica velho tão rápido como uma fórmula em propaganda. Por isso, não tenha medo de esquecer o que era verdade até ontem. Esse texto mesmo, que me parece adequado hoje, pode virar um amontoado de besteiras amanhã. Se é que já não é um amontoado de besteiras para alguns.
Direto na têmpora: Medicine show - Big Audio Dynamite
13 comentários:
Bom, bom! E vou te falar que estas dicas servem pra mtos não-iniciantes tbém!
Pode ser, Rodrigo, mas nego com mais tempo de estrada não costuma ter muito interesse em ouvir conselhos não rsrsrs
Duas verdades, rssss
Duas verdades, a do Rodrigo e minha resposta, ou duas verdades entre as dez opiniões do texto, Guilherme?
Para iniciantes?
para todas as epocas!
Valeu, micho.
Irretocável.
obrigado, dri
Os dois primeiros comentários são duas verdades.
Os conselhos são todos verdadeiros. Alguns eu precisava quando comecei. Seria mais fácil ter escutado do que apanhado. rssss
todo mundo precisava de mais conselhos do que teve ou quis ouvir, guilherme.
tem muita gente que formou anos atrás que devia ler isso de novo. de preferência todo dia antes de sair de casa. As pessoas vão se esquecendo. Post excelente! adorei.
As pessoas vão se esquecendo mesmo, danny.
Muito obrigado, Melissa.
Postar um comentário